Anadia/AL

29 de março de 2024

Anadia/AL, 29 de março de 2024

Justiça determina que Hospital de Emergência melhore acessibilidade

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 17 de agosto de 2018

Unidade de Emêrgência Daniel Houly terá de adequar instalações do prédio para atender condições de acessibilidade

FOTO: DIVULGAÇÃO/ASSESSORIA

Em decisão liminar, o Juízo da Vara de Trabalho de Arapiraca atendeu o pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas e determinou que a Unidade de Emergência Daniel Houly, localizada na cidade do Agreste, adequasse as instalações do prédio para atender as condições de acessibilidade a pessoas com deficiência, entre elas servidores e funcionários terceirizados do hospital. 

Após receber denúncia, o MPT, por meio da Procuradoria do Trabalho no Município de Arapiraca, deu início a uma investigação, que constatou as irregularidades no ambiente de trabalho.

PUBLICIDADE

“Não havia qualquer atendimento aos requisitos previstos na legislação de proteção às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida”, afirmou o procurador do MPT Luiz Felipe dos Anjos, que realizou diversas tentativas de acordo com o hospital, sem sucesso.

Entre as adequações impostas pelo Judiciário Trabalhista, estão a sinalização das áreas e espaços necessários do hospital, instalação de pisos e de corrimãos e construção de sanitários voltados às regras de acesso a pessoas com deficiência, bem como adequar os já existentes, tudo isso conforme à orientação NBR 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

“Impende acentuar, porque necessário, que as determinações fixadas nesta decisão apenas advertem o demandado das obrigações que, espontaneamente, deveria cumprir”, destacou a juíza do Trabalho Luciana Espírito Santo Silveira na antecipação de tutela de urgência solicitada pelo MPT em ação civil pública.

O centro de saúde pertencente ao Estado de Alagoas tem o prazo de 180 dias para cumprir a decisão, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

Fonte: Gazeta web

 

PUBLICIDADE

 
 

Galeria de Imagens