Anadia/AL

28 de março de 2024

Anadia/AL, 28 de março de 2024

Dor nas costas é a primeira causa de afastamento do trabalho em Alagoas, aponta Ministério

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 5 de outubro de 2018

az

Ilustração

Alagoas foi incluído na lista dos sete estados onde a dorsalgia, a conhecida dor nas costas, é a  principal causa de afastamento dos postos de trabalho por mais de 15 dias. Conforme o levantamento dos dados realizado pelo Ministério do Trabalho somente em 2017 foram 2.622 afastamentos.

Em 2017, os casos de afastamento por dorsalgia só ficaram atrás das fraturas de punho e mão (22.668 ocorrências), de pernas, incluindo tornozelo (16.911), de pé (12.873) e de antebraço (12.327).

Mas no Acre, Alagoas, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí e Rondônia ela foi a principal. É considerada dorsalgia qualquer tipo de dor nas costas. A mais comum é a lombar, segundo o auditor-fiscal do Trabalho Jeferson Seidler. “O problema geralmente tem origem muscular ou nos ligamentos, mas as hérnias de disco intervertebral também têm impacto importante””, diz.

O auditor afirma que as atividades que envolvem movimentação manual de cargas estão entre as que mais oferecem risco. Em seguida aparecem as funções em que o trabalhador permanece por longos períodos na mesma posição.

Entre as ocupações que geram mais afastamentos por dores nas costas, entre aquelas com mais de 50 mil vínculos empregatícios, estão as de entrega de correspondências, transporte rodoviário de longas distâncias, fabricação de automóveis, frigoríficos, comércio atacadista de bebidas, coletas de resíduos, construção civil e atividades de atendimento hospitalar.

“A área hospitalar, por exemplo, sempre é citada em estudos sobre dorsalgias ocupacionais, devido principalmente às movimentações de pacientes acamados”, afirma Jeferson Seidler.

Fonte: Cada minuto

 

Galeria de Imagens