Anadia/AL

28 de março de 2024

Anadia/AL, 28 de março de 2024

Com nova banca organizadora, vestibular Uncisal está previsto para próxima semana

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 6 de novembro de 2018

AL

Quem está esperando o vestibular da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) pode começar a se preparar para a prova: o edital de 2018 está previsto para ser divulgado na próxima semana, com nova banca organizadora.

PUBLICIDADE

A Universidade informou, por meio da assessoria de imprensa, que o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe/Cespe), será responsável pelas provas deste ano, com datas a serem informadas no edital.

Essa é a principal mudança no processo seletivo após o erro que aconteceu no exame de 2017, quando a primeira lista de aprovados foi cancelada por falha nos cálculos das notas dos alunos. Na época, a instituição organizadora, o Instituto AOCP, informou que houve problemas técnicos no sistema.

A situação deixou alguns estudantes inconformados com a organização. É o caso de Flávia Alves, de 20 anos, que fará a prova pela quarta vez para o curso de Medicina.

“O que aconteceu ano passado foi uma falta de respeito com os alunos que estavam estudando o ano todo. Ficamos cansados física e psicologicamente da rotina puxada de aulas e resolução de questões, para quando chegar o dia do resultado ter a alegria de, depois de três, quatro, cinco anos ou mais tentando o vestibular, ter o seu nome da lista de chamada. Mas depois ser avisado que aquela lista não estava correta”, desabafou a estudante.

Alguns candidatos argumentaram ainda, que o edital deste ano vai sair depois do previsto. No entanto, a assessoria da Uncisal informou que a publicação ainda está dentro do prazo, já que em 2017, o lançamento aconteceu na última semana do mês de outubro.

A Universidade explicou ainda que existem algumas etapas a serem cumpridas antes da publicação. O processo de licitação precisa passar pela Procuradoria Geral do Estado, para, então, ser aprovado pelo governador.

Expectativa

A Uncisal é uma das principais portas de entrada do estado para cursos das áreas de saúde. Ao todo, a instituição oferece nove graduações na área, como Medicina, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Enfermagem e Terapia Ocupacional.  

Mariana Araújo, de 25 anos, tenta entrar no curso de Medicina há 6 anos. Ela contou ao TNH1 que iniciou o curso de Odontologia, na Universidade Federal de Alagoas, mas permaneceu apenas por três meses. Ela foi uma das pessoas que teve seu nome na primeira lista de aprovados no ano passado. “Prefiro continuar tentando. Não me vejo entrando em um curso que não é o que desejo e me tornar uma profissional frustrada. Um dia vou conseguir cursar e exercer minha profissão com excelência”, diz.

Fonte: TNH1

Galeria de Imagens