ANADIA -AL .SLIDE

FESTA CULTURAL ANADIA: BANDOS SE APRESENTAM PELAS RUAS DO POVOADO TAPERA

Ponto alto foi o levantamento do mastro com o hasteamento da bandeira de Santa Luzia | Por Carlos Alberto | Fotos: Colaborador Internauta | 26|11|2018 às 20:59

Domingo dia 25 de novembro, aconteceu mais uma festa dos bandos do Povoado Tapera. Muita gente de Anadia e outros municípios se fizeram presente a festa cultural, comemorando abertura da festa da padroeira Santa Luzia que é realizada há mais de 100 anos, sempre no último domingo de novembro. Antecedendo assim o dia da padroeira do povoado, Santa Luzia, dia 13 de dezembro. A ideia foi se divertir sem que fossem reconhecidos e deixar o mistério de quem está por baixo da roupa de bandos.

Ao som da banda de pífano dançaram, tocaram o sino, da igreja gritando e brincando festejando a padroeira. O ponto alto acontece quando os devotos foram buscar o mastro para hastear  a bandeira em homenagem a Santa Luzia. Muitas pessoas pagaram promessas e disseram que tocar no mastro é um ato de fé e traz muitas realizações.O chefe do executivo municipal, Celino Rocha, juntamente com a primeira dama, Josivane Santos e Erik Oliveira, o novo padre do município, se fizeram presente.

O novo vigário da paróquia de Nossa Senhora da Piedade, Erik Oliveira, comentou sobre a participação da comunidade. A participação do povo, seja na parte religiosa, seja no lúdico, é uma só pelos seus dois aspectos: não teria a festa dos bandos se não tivesse a festa religiosa, porque a festa de Santa Luzia é que dá o tom. Enfim, é essa alegria e esse entusiasmo do povo que é importante”, ponderou o padre.Para o prefeito Celino Rocha, a apresentação dos bandos marcar o início da festa de Santa Luzia. “Os bandos é uma apresentação, no qual marca a expressão cultural do município, a festa já é tradição, por isso agradeço pela presença de todos em especial o nosso novo pároco Erik, o importante é sempre está presente nesses eventos, comemorando junto com as pessoas das comunidades do nosso município,” disse o prefeito. A festa começou por volta das 14:00 e terminou logo após o hasteamento da bandeira com levantamento do mastro  em homenagem a Santa Luzia.

Fonte: ABN | Alagoas Brasil Noticias 

Facebook Comments

Artigos relacionados

Fechar