Anadia/AL

29 de março de 2024

Anadia/AL, 29 de março de 2024

Volkswagen pode usar fábricas da Ford nos EUA para produzir carros

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 5 de dezembro de 2018

eee

O presidente-executivo da Volkswagen disse na terça-feira (4), após uma reunião na Casa Branca, que a montadora alemã está desenvolvendo a aliança com a Ford e poderia usar as fábricas da montadora americana para construir carros.

O CEO da VW, Herbert Diess, disse que a empresa também está “considerando construir uma segunda fábrica de automóveis” nos Estados Unidos, acrescentando: “Estamos em negociações bastante avançadas e dialogamos com a Ford Corporation para construir uma aliança automotiva global, que também fortaleceria Indústria automotiva americana ”.

O presidente executivo da Ford, Bill Ford Jr., disse a repórteres em um evento perto de Detroit na terça-feira que conversas com a Volkswagen sobre uma aliança estão “muito bem”.

Perguntado sobre os comentários de Diess de que a VW poderia usar parte da capacidade não utilizada da Ford para a produção de carros, Bill Ford disse que as empresas “ainda não conseguiram essa granularidade em nossas negociações”.

Ele disse que não queria falar muito sobre a aliança com a Volkswagen até que a montadora tivesse “muitas coisas definitivas para falar”.

Fim da autonomia das montadoras

A proposta aliança entre a Volkswagen e a Ford sugere que os dias de independência das montadoras acabaram, já que as tarifas, novas tecnologias e regras de emissões mais rígidas fragmentam os mercados que antes eram globais.

As empresas que antes buscavam veículos com apelo global para criar economias de escala agora buscam vantagens em segmentos específicos do mercado, como utilitários esportivos híbridos, picapes norte-americanas ou carros urbanos europeus.

Possível compra de fábrica da GM

Joseph Spak, analista da RBC Capital Markets, disse que os comentários de Diess aumentaram as chances de a Volkswagen de usar parte da capacidade não utilizada da Ford como parte de uma parceria mais ampla.

Spak também disse que uma montadora europeia ou asiática poderia tentar adquirir parte da capacidade não utilizada da General Motors Co. A GM anunciou na semana passada que pretende desativar cinco plantas norte-americanas.

“A Volkswagen pode ter um pouco de poder de negociação, já que algumas das instalações da GM poderiam ser compradas (embora isso possa afetar suas intenções mais amplas com a Ford)”, escreveu Spak.

A Volkswagen tem uma fábrica de montagem em Chattanooga, Tennessee. Sobre a necessidade de uma nova fábrica, Diess disse que a empresa está em “negociações bastante avançadas no Tennessee, mas também pode haver outras opções”.

Diess disse que a VW não assumirá uma participação acionária na Ford como parte de sua aliança. “Estamos construindo uma aliança com a Ford que fortalecerá a posição da Ford na Europa, porque compartilharemos plataformas”, disse ele. “Podemos usar a capacidade da Ford aqui nos EUA para construir carros para nós.”

Fonte: G1 Mundo

Galeria de Imagens