Anadia/AL

28 de março de 2024

Anadia/AL, 28 de março de 2024

BARTOLOMEU DRESCH: APERFEIÇOANDO AS CONQUISTAS EDUCACIONAIS

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 8 de janeiro de 2019

Luciano BarbosaIniciando uma segunda gestão à frente da Secretaria de Estado da Educação, o vice-governador Luciano Barbosa deixou claro que pretende aperfeiçoar as ações que vem dando certo a exemplo do Programa Escola 10, que mobilizou o estado e os municípios na busca conjunta por melhorias nos índices educacionais alagoanos. Assim, pretende-se elevar os números do ensino fundamental e avançar também no ensino médio.

Aperfeiçoar as conquistas 2

Ao tomar posse à frente dos destinos da educação no estado, Barbosa assinalou “manteremos nosso foco em uma educação de qualidade na rede pública e, para isso, já temos alguns instrumentos que foram construídos ao longo destes quatro anos e que pretendemos aprimorar. Vamos trabalhar junto com os municípios e investir na escola, pois é lá que tudo acontece” afirmou o secretário de Educação.

Contra a privatização

Duas das principais bandeiras de campanha do atual governo Bolsonaro, a privatização e a redução das leis trabalhistas, são rejeitadas pela maioria da população brasileira, segundo pesquisa realizada pelo Datafolha e liberada no final de semana. 60% das pessoas ouvidas disseram ser contra as privatizações e 57% discordam das mudanças na legislação trabalhista. A pesquisa, realizada entre os dias 18 e 19 e dezembro, ouviu 2.077 pessoas em 130 cidades. Dos entrevistados, apenas 34% são favoráveis de que o governo deve vender o maior número de empresas públicas. As privatizações tiveram seu ponto alto no governo do PSDB, com Fernando Henrique Cardoso (1994-2002), quando várias empresas foram repassadas a iniciativa privada, algumas delas superavitárias. Ainda de acordo com o Datafolha, entrevistados com curso superior e moradores das regiões Norte e Centro-Oeste são os que mais apoiam a venda das estatais.

Outro pente-fino no INSS

O governo Jair Bolsonaro pretende editar nos próximos dias, uma medida provisória visando reavaliar os benefícios pagos pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). O objetivo é corrigir distorções e combater a fraude, especialmente nos benefícios pagos para casos de pensão por morte, aposentadoria rural e auxílio-reclusão. A medida deve compor diversas outras ações para tentar modernizar e legislação.

SUVs ampliam mercado

Os modelos de veículos conhecidos por SUVs se destacaram nas vendas em 2018, de acordo com a Fenabrave. Dos 20 mais emplacados sete são utilitários ou picapes. Entre eles o mais vendido foi o Jeep Compass com 60.284 unidades comercializadas ano passado. Os sedãs perderam espaço. Apenas o Toyota Corolla e o Chevrolet Prisma figuram entre os 20 mais vendidos de 2018, sendo que o mercado é liderado pelos compactos populares Ônix, Hyundai HB20 e Ford Ka.

Concurso é suspenso

Atendendo pedido da Defensoria Pública do Estado, o juiz Augusto Lopes de Morais, de São José da Tapera, suspendeu o concurso público realizado pela Prefeitura de Carneiros, para cargos de nível superior e médio. No edital, as provas para os cargos de nível superior estavam marcadas para o turno da manhã, e as para nível médio, no período da tarde. Os candidatos poderiam fazer a inscrição para as duas provas. No entanto, uma semana antes, os candidatos foram informados que as duas provas seriam á tarde, no mesmo horário.

Concurso é suspenso 2

Além desta mudança abrupta do cronograma, outro aspecto salientado no despacho do juiz, de que houve quebra da isonomia, uma vez que parte os candidatos realizaram as provas em São José da Tapera. No entanto, aqueles que fizeram as provas em Carneiros foram prejudicados, porque faltou energia por causa das fortes chuvas, e acabaram fazendo a prova no escuro e no calor. As provas para preenchimento de cargos do ensino fundamental não foram suspensas. A ação civil pública pede a anulação do certame.

  • Um dos pioneiros da internet, o cientista norte-americano Lawrence Roberts faleceu aos 81 anos vitima de um ataque cardíaco, na casa onde morava, em Redwood, na Califórnia (EUA).
  • Ele foi o criador do Programa de Pesquisa Avançada dos Estados Unidos (Arpa, em inglês) que tinha a missão de criar uma rede de computador chamada de Arpanet, a precursora da internet.
  • O trabalho de Roberts foi o de construir e testar o hardware e software necessários para que o sistema fosse desenvolvido. A tecnologia da Arpanet ainda sustenta a internet usada nos dias de hoje.
  • A decisão do cientista de criar uma rede que distribui o controle por múltiplos computadores segue como uma das bases da internet. Os primeiros quatro computadores foram conectados a Arpanet em 1969 e a partir daí cresceu rapidamente nas universidades.
  • Larry Roberts é reconhecido ainda como um dos inventores do e-mail e também foi ele que criou o layout da rede original.

Fonte: Blog do Dresch

Galeria de Imagens