MundoSLIDE

Trump volta a criticar BC dos EUA e expressa desejo por juros mais baixos

Para presidente norte-americano, taxas a zero poderiam impulsionar a economia. 08/01/2019

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou nesta terça-feira (8) um anseio pelos juros mais baixos que o Federal Reserve (Banco Central norte-americano) implementou durante a recessão de 2007 a 2009, dizendo que a medida poderia impulsionar a economia se os juros fossem a zero.

“Os números econômicos parecem realmente bons. Você conseguiria imaginar se eu tivesse taxa de juros zero a longo prazo para usar como o governo anterior, em vez da normalização rápida de juros mais altos como temos hoje? Isso teria sido tão fácil! Os mercados teriam continuado em alta forte desde a eleição de 2016”, escreveu Trump no Twitter.

No final de dezembro, Trump afirmou que o Federal Reserve é o único problema da economia do país. “O único problema que nossa economia tem é o Fed. Eles não tem um sentimento pelo mercado”, escreveu no Twitter.

Há tempos o presidente dos EUA vem criticando a política de elevação de juros do Fed, por possivelmente enfraquecer o ritmo de crescimento da economia. Segundo ele, é necessária a flexibilidade de taxa de juros mais baixa para sustentar a economia dos EUA em meio à batalha comercial conta a China, e potencialmente contra outros países.

Em outubro, ele acusou o presidente do Fed, Jerome Powell, de “ficar alegre ao aumentar as taxas de juros”.

No dia 18 de dezembro, Trump pressionou o Federal Reserve do Fed para “não cometer outro erro” e a “sentir o mercado”, no dia em que o banco central do país iniciou a reunião de política monetária.

Fonte: G1 Mundo

Facebook Comments

Artigos relacionados

Fechar