Blog do DreschBLOGS

BARTOLOMEU DRESCH: MUDANÇA NA PRESIDÊNCIA DO CONSEG

14|01|2019 ÀS 05:52

Juiz Maurício BredaUma recomendação do corregedor nacional de Justiça, o alagoano Humberto Martins, exige que o atual presidente do Conselho Estadual de Segurança (Conseg), juiz Maurício Breda se afaste do cargo. De acordo com a recomendação, os magistrados de todo o país, devem se abster de exercer funções, ainda que de caráter honorífico, consultivo e sem remuneração, em conselhos, comitês, comissões ou assemelhados de natureza política ou de gestão administrativa, inclusive em Conselhos de Segurança Pública. A oficialização da saída deve ser comunicada na próxima reunião do Conseg, em fevereiro.

Um pouco menos democrático

O Brasil caiu uma posição no “Índice de Democracia 2018” elaborado por uma consultoria da revista britânica The Economist, para medir o nível democrático de regimes políticos em 167 países. Apesar de ter melhorado sua nota de 6.86 para 6.97 o Brasil caiu da 49ª para a 50ª posição, sendo ultrapassado pela Colômbia. O Brasil teve boas avaliações nos quesitos “processo eleitoral e pluralismo” e “liberdades civis”, mas perdeu pontos nas categorias de “participação política”, “funcionamento do governo” e “cultura política”. O ranking qualifica a democracia brasileira como “imperfeita”. A liderança é da Noruega (9.87), seguida pela Islândia (9.58), Suécia (9.39), Nova Zelândia (9.26), Dinamarca (9.22), Canadá (9.15), Irlanda (9.15), Finlândia (9.14), Austrália (9.09) e Suíça (9,03) são os dez melhores países democráticos do mundo.

Os menos democráticos

Na mesma avaliação feita pela revista The Economist, os países com piores marcas em termos de democracia são: Coreia do Norte (1.08), Síria (1.43), República Democrática do Congo (1.49), República Centro-Africana (1.42) e Chade (1.61). Já os Estados Unidos ocupam apenas a 25ª posição com nota 7.96 atrás de países como Uruguai (8.38 em 15º lugar), Maurício (8.22 em 17º lugar), Costa Rica (8.07 em 20º lugar) e Chile (7.97 em 23º lugar).

A vez do computador quântico

Um dos destaques da Feira de Produtos Eletrônicos de Consumo, que termina nesta sexta (11) em Las Vegas, foi sem dúvida o primeiro computador quântico autossuficiente. Construído pela IBM, a máquina integra algumas das tecnologias mais avançadas do mundo dentro de um cubo de vidro com pouco menos de 3 metros de cada lado. Até agora há apenas uma unidade e embora a IBM não descarte a possibilidade de um dia comercializar o produto, o plano de negócios prevê apenas o aluguel do acesso ao aparelho via internet.

A vez do computador quântico 2

Utilizando o poder da mecânica quântica para lidar com cálculos, os computadores são feitos de vários elementos: câmaras reforçadas para conter os bits quânticos (qubits); tanques de hélio liquido e outros equipamentos criogênicos para manter os qubits em temperaturas próximas ao zero absoluto; e racks de aparelhos eletrônicos para controlar a ação dos qubits e “ler” sua produção, tudo unido por centenas de metros de cabos.

Eixo Cepa retoma obras

As obras que compõem mais uma via alternativa para desafogar o trânsito da Avenida Fernandes Lima, o chamado Eixo Cepa, serão retomadas em 15 dias, segundo garantiu o secretário Mosart Amaral, do Transporte e Desenvolvimento Urbano. “A expectativa é de que com esta nova alternativa viária, o Eixo Cepa, como o Eixo Quartel, possa servir para o escoamento do trânsito na Av. Fernandes Lima, facilitando a vida dos motoristas e reduzindo os frequentes congestionamentos”.

Eixo Cepa retoma obras 2

A retomada das obras do Eixo Cepa acontece após um período de negociações da Secretaria de Transporte e o Ibama, que embargou a obra em dezembro de 2017. O motivo alegado foi o desmatamento irregular de uma determinada área que acarretou, além da paralisação, uma multa e R$ 136 mil ao Estado. Técnicos agora realizam uma vistoria dos trechos inacabados, para iniciar o serviço de terraplenagem.

  • Dois artistas efervescentes do cenário musical de Alagoas, estarão mostrando seu talento nesta sexta-feira (11) no restaurante e bar Zeppelin, na rua Desembargador Artur Jucá, no centro da capital alagoana.
  • A programação será aberta pelo cantor, compositor e guitarrista Edi Ribeiro, com uma variante musical que atende aos mais diversos gostos, sempre com um fraseado jazzístico que é sua marca registrada.
  • Logo depois é a vez do camaleão Sebage, que estará no palco com a banda Lobos Uivantes, mostrando o trabalho “Beatnik” lançado em janeiro de 2017 pelo selo local Crooked Tree Records.
  • Edi Ribeiro mostrará composições de Jacinto Silva, Mestre Verdelinho e Hermeto Pascoal. Sebage fará ainda algumas intervenções poéticas com versos próprios e dos esotéricos Patti Smith e Allen Grinsberg

Fonte: Tribuna Hoje

Facebook Comments

Artigos relacionados

Fechar