Blog Davi SalsaBLOGSSLIDE

DAVI SALSA | HE do Agreste lança fluxograma para acolhimento a vítimas de violência sexual

31|01|2019 ÀS 18:19

Assistente social Andréia Lira.

Para qualificar ainda mais o protocolo e ampliar o serviço de acolhimento às vítimas de violência sexual, o Hospital de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, está lançando um novo fluxograma de atendimento para pacientes e acompanhantes.

Por meio do seu Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), em conjunto com todas as coordenações do serviço de assistência, o novo Fluxograma Interno de Atendimento ao Usuário Vítima de Violência Sexual foi baseado no acolhimento e na escuta qualificada, segundo revela a coordenadora do grupo, a assistente social Andréia Lira.

Ela adianta que o novo procedimento é fruto das reuniões e treinamento em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), para implantação do pontop de apoio da Rede de Assistência às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS).

Andréia Lira acrescenta que a iniciativa tem apoio total da gerente-geral do HE do Agreste, médica Regiluce Santos, e de toda a equipe do hospital. “Com o novo fluxograma, as vítimas serão acolhidas em sala apropriada, com a garantia de sigilo, respeito ao ser no momento de dor e sua privacidade”, explica a coordenadora.

Ainda de acordo com Andréia Lira, com o novo procedimento, o paciente desse tipo de violência não mais ficará circulando pelos setores do hospital. “Os profissionais é que irão ao encontro do paciente, como é preconizado pelas portarias ministeriais. A partir do atendimento de emergência, a equipe fará o encaminhamento do paciente para a rede de assistência, a fim de dar continuidade ao tratamento”, completou.

Com a implantação da Rede de Assistência às Vítimas de Violência Sexual, o trabalho está passando por um reordenamento em todos os níveis nas unidades de saúde ligadas à Sesau, como a Maternidade Santa Mônica, Hospital Geral do Estadoi (HGE), HE do Agreste, em Arapiraca, e Hospital IB Gatto, em Rio Largo.

“Agradecemos muito o apoio da coordenadora da rede, a psicóloga Camile Vanderley e equipe. Essa parceria é fundamental nessa reformulação do atendimento aqui em nosso hospital”, declarou Andréia Lira.

Fonte: Davi Salsa

Facebook Comments

Artigos relacionados

Fechar