Anadia/AL

28 de março de 2024

Anadia/AL, 28 de março de 2024

Fetag/AL consegue apoio de Marx Beltrão contra regras da reforma da previdência

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 7 de março de 2019

732019_1124
A Federeção dos Trabalhadores  Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares de Alagoas (Fetag/AL)  recebeu o apoio do deputado federal e coordenador da bancada de Alagoas no Congresso, Marx Beltrão, na luta contra o conjunto de regras apresentados no texto da reforma da previdência homologado no último dia 20 pelo governo federal.  O parlamentar foi recebido pelos secretrários da entidade de classe e pelo presidente Givaldo Teles,  nesta quinta-feira, 7, na sede da entidade.
Na ocasião, a Federação pontuou os possíveis  impactos negativos  a serem gerados com a exigência de tempo mínimo de contribuição para 20 anos e idade mínima de 60 anos para homens e mulheres, além da criação de uma contribuição R$ 600,00 por ano.  A entidade também manisfestou a insatisfação contra a MP 870, que extingue o Conselho Nacional de Alimentação (Consea) e a  MP 871, que retira dos sindicatos rurais a emissão das declarações de comprovação da atividade rural. 
 
“Infelizmente a atividade sindical vem sofrendo uma perseguição e essa reforma previdenciária traz à tona essa missão. Precisamos de uma reforma que preze pela qualidade de vida e não que vá afundar o trabalhador rural na precariedade abaixo da linha da probeza e da fome.  O agriculotor já vem enfrentando cerca de sete anos de estiagem, acumulando prejuízo, sem produção e ainda vai ter de contribuir com um valor fora de sua realidade. Isso é terrível. É preciso pensar a especificidade de cada setor”, disse o presidente da Fetag/AL, Givaldo Teles, durante o encontro.
 
Como coordenador da bancada, Marx Beltrão prometeu se empenhar para discutir os temas de forma coletiva e relizar uma audiência pública. “As questões  da previdência observamos que não valorizam profissionais, idosos  e também o agricultor. É um tema muito complexo, que vai mudar a realidade dos brasileiros, mas o qual nós estamos ouvindo todas as categorias com responsabilidade. Precisamos de uma reforma justa, não dá para ser admitida da forma que está sendo proposta pelo governo. Fica claro que o homem e a mulher do campo precisam de tratamento diferenciado para terem seus direiros adquiridos”, declarou Marx Beltrão. 
 
A Federação ainda colocou em discussão o plano federal de fusão do Banco do Nordeste Brasileiro (BNB), um dos principais órgãos de fomento ao setor produtivo agropecuário. “Como deputado do Nordeste, é inadmissível que um banco de função social como o BNB seja privatizado ou fundido. Ele (o banco) é a única opção de crédito com juros baixo e carência acessível, principalmente na estiagem. Sem contar que tem participação importante nos empreendimentos turísticos e comerciais”, defendeu Beltrão.
 
Audiência 
Os impactos da reforma da previdência na agricultura familiar e as medidas provisórias lançadas pelo presidente Jair Bolsonaro vem sido discutidos pela Fetag/AL e bases sindicais em audiências públicas nas câmaras municipais e encontros com os agricultores. Um audiência no âmbito estadual  será realizada com a participação da Federação na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) na segunda-feira,11. 
 
Fonte: Fetag_Al
 
 

Galeria de Imagens