Anadia/AL

28 de março de 2024

Anadia/AL, 28 de março de 2024

Prefeitura tem até hoje para retirar sargaço da orla de Maceió

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 18 de março de 2019

az

Reportagem constatou aparecimento de sargaço nesta segunda-feira

FOTO: HELIANA GONÇALVES/TV GAZETA

Prefeitura de Maceió tem até esta segunda-feira (18) para remover todo o sargaço da orla de Maceió, que compreende as Praias de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas. O Município havia sido notificado pelo Instituto do Meio Ambiente em Alagoas (IMA/AL) após constantes denúncias de moradores das regiões. 

A reportagem da TV Gazeta esteve logo cedo, na Praia de Ponta Verde, onde constatou a presença de uma grande quantidade de sargaço na areia, onde só havia uma equipe de garis. Questionados sobre a possível retirada das algas, os profissionais argumentaram que o trabalho deve ser feito através de um trator específico, mas o equipamento ainda não estava no local até o fechamento da reportagem. 

O IMA havia sido provocado pela população local, que denunciou o fato, alegando o odor constante na região e o impedimento da circulação de pessoas, devido à presença de grande quantidade de sargaço. Em sua rede social, o órgão notificou o Município, na semana passada, para a retirada do sargaço em um prazo de cinco dias, de forma a manter a área costeira limpa. 

Conforme explicou o IMA, o assunto foi debatido durante uma reunião realizada entre técnicos do órgão e representantes da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH). A Prefeitura já havia sido, inclusive, notificada pelo mesmo problema em 2017. 

Publicação mostra trabalho de retirada

FOTO: DIVULGAÇÃO / REDES SOCIAIS

 

Em meio à recorrência do problema, o diretor de Gerenciamento Costeiro do IMA, Ricardo César, frisou que a limpeza na orla deve ser inserida em um programa permanente de atividades do Município, por meio da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum). 

Em resposta à notificação, a Slum iniciou o trabalho de limpeza no local, mas o sargaço voltou a aparecer nas Praias de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas. O prazo para a retirada total das algas se encerra nesta segunda-feira, podendo o Município pagar multa pelo descumprimento. 

A assessoria da Slum emitiu uma nota sobre o problema. Confira na íntegra:

A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) informa que, quanto à coleta de sargaço na faixa de areia, o material orgânico somente é recolhido quando está em estado de decomposição. No entanto, para que a coleta ocorra, há uma avaliação técnica e é feita de acordo com o nível da maré.

Fonte: Gazeta web 

 

 

 

 

 

Galeria de Imagens