Anadia/AL

28 de março de 2024

Anadia/AL, 28 de março de 2024

Especialista orienta sobre cuidados na hora de pesquisar imóveis pela internet

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 30 de abril de 2019

erf

 Fernandes destaca que internet pode alertar sobre eventuais riscos (Foto: Jonathan Canuto)

A internet tem facilitado a procura por imóveis para quem quer comprar ou até alugar por temporada. Os meios de comunicação disponíveis são fortes aliados para os consumidores do mercado imobiliário. Mas é preciso ficar atento para não fazer um mau negócio.

No TH Entrevista desta semana, o diretor-executivo do escritório de representação da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH) em Alagoas, Anthony Fernandes Oliveira Lima, destaca a importância de conhecer o imóvel antes de fechar o negócio.

Para Anthony Fernandes, a internet é de longe um dos meios de comunicação mais utilizado quando da escolha do imóvel que se pretende adquirir. Por meio dela é possível localizar as mais variadas opções, encontrar um bom construtor, obter informações sobre financiamento habitacional e até mesmo simular condições de aquisição. “Esse meio de comunicação também servirá para alertar o consumidor sobre eventuais riscos daquele negócio, seja em razão da empresa que irá contratar, seja em razão das condições que poderão ser impostas pelo construtor ou pelo banco, em caso de financiamento habitacional.”

Essa facilidade de busca de informação se insere dentro da fase negocial na pré-contratação. “É o momento em que o consumidor tem de pesquisar sobre tudo que envolve o negócio e se informar em relação àquilo que pretende adquirir. Infelizmente, não era muito comum se fazer esse tipo de pesquisa antes da aquisição de imóvel, seja porque muitas das vezes se age por impulso sentimental, ou por uma maior dificuldade de acesso à informação”, informa o especialista.

Contudo, ele diz que é importante que o consumidor nunca se esqueça também dos métodos de pesquisa mais antigos que também fazem parte da fase pré-contratual, como a informação boca a boca e a visita. “Procurar outros clientes das construtoras e dos bancos é uma alternativa para se conhecer de perto a experiência pessoal de outro consumidor. É a oportunidade que se tem de ouvir diretamente de outrem como é fazer negócio com as empresas envolvidas.”

Nesse quesito, também é altamente recomendável que se faça uma visita à sede da empresa, bem como conhecer a estrutura física do empreendimento que lhe foi proposto. “É importante, ainda, ter acesso a toda documentação do vendedor e do imóvel, pois por mais que se tenha certeza de que o imóvel existe fisicamente, é necessário saber se quem está vendendo é titular daquele bem, se ele pode ser vendido e se está devidamente registrado”, completa.

Na era de fácil acesso à informação vale a regra de que prevenir é melhor que remediar. “Portanto, antes de fazer qualquer negócio, busque o máximo de informações possível sobre as partes envolvidas e o objeto do negócio para evitar no futuro uma dor de cabeça”, finaliza o diretor da ABMH.

Fonte: Tribuna Hoje

 

Galeria de Imagens