Anadia/AL

29 de março de 2024

Anadia/AL, 29 de março de 2024

Projeto inovador dá a jovens do Vergel do Lago oportunidade de inclusão social

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 15 de junho de 2019

asd

Integrantes do projeto Manda Ver, desenvolvido no Vergel do Lago para moradores da comunidade

FOTO: CORTESIA À GAZETAWEB 

Parece clichê, mas, de fato, boas atitudes podem mudar o mundo. Um exemplo prático e bem próximo dos maceioenses é a inclusão de moradores da comunidade do Vergel do Lago ao empreendedorismo, políticas públicas e qualificações profissionais. O bairro tem índices alarmantes no que diz respeito à vulnerabilidade social, o que, infelizmente, reflete de maneira negativa na vida de cada cidadão que ali reside. 

Agora, a ideia é tornar o Vergel um dos lugares mais empreendedores e inovadores de Alagoas, proporcionando àquela comunidade qualificação profissional, geração de renda e empregabilidade.

Por meio do projeto Manda Ver, idealizado aos moradores daquela localidade, muitos jovens e adolescentes, à margem da sociedade e excluídos socialmente, estão tendo oportunidades básicas, as quais, na história daquele bairro, sempre lhes foram negadas pelas gestões públicas. 

Não satisfeito com a falta de assistência por parte dos diversos governos, um morador do bairro transformou a sua realidade e está fazendo o mesmo com a vida de muitos populares daquela região. 

“A gente tenta suprir a carência do setor público para esta comunidade, trabalhando a parte emocional da criança e do adolescente, revelando que é possível romper a barreira social e as limitações em busca de uma qualidade de vida e dos seus sonhos”, esclarece Carlos Jorge Monteiro, idealizador da Organização Não Governamental (ONG) Projeto Manda Ver.

A entidade começou as atividades em 2015 e, desde então, já qualificou cerca de 500 moradores do bairro. São muitos os entusiastas da causa. Além dos idealizadores, contribuem, com o projeto, financiadores, professores, empresas e outras ONGs, sendo uma junção de várias forças. 

Curso de startups

Um dos projetos que está se destacando é o curso de empreendedorismo de startups. “A gente procurou passar o conteúdo desde a elaboração e concepção de uma startup até a captura de investimentos para colocar a ideia em prática. Eles viram conteúdos como elaboração de ideias, resolução de problemas, pitch, como falar em público, como fazer cálculo, mensuração de investimento e retorno deste, como encantar e surpreender os clientes, postura, entendimento do negócio e como isso pode ser feito de uma forma que traga retorno para ele e para a sociedade em que está inserido”, explicou o professor Diogo Assis. 

Anderson Henrique, aluno do curso de startup

FOTO: PATRÍCIA MENDONÇA

 

“Nunca tive uma oportunidade como esta. É a primeira vez que eu faço um curso tão incrível e surpreendente como o curso de startup. Proporcionaram para gente, além do aprendizado, o desenvolvimento do que a gente já tem de conhecimento, a aprimorar e evoluir o nosso estilo de vida e o nosso pensamento. Daqui para frente, temos uma forma diferente de pensar sobre como funciona a vida, os negócios e o empreendedorismo”, disse Anderson Henrique, de 29 anos, que desenvolveu um aplicativo de smartphone que ajuda as pessoas a localizarem peças e produtos para os seus veículos, otimizando o tempo e o custo para o comprador.  

Alunos do curso de startup do Projeto Manda Ver

FOTO: PATRÍCIA MENDONÇA

 

Outro projeto que se destacou foi o aplicativo que gerencia oportunidades de serviços, em geral, para pessoas que estão desempregadas. O app foi criado por dois jovens moradores da comunidade que, hoje, sonham em ser empreendedores. “Antes deste projeto eu não sabia que ramo eu queria seguir, agora eu quero ser empreendedor”, disse Everton, de apenas 18 anos.

“No meu ponto de vista, o principal resultado foi a oportunidade que se abriu para a transformação pessoal, pois, se na pior das hipóteses estes projetos de negócios não forem implementados agora, por uma questão de mercado ou de construção mesmo, ficou a transformação pessoal de cada um. É incrível saber que a gente está atuando em uma das regiões mais pobres do Brasil e que isso por si só não é condição limitante para que se possa buscar algo a mais”, pontuou o professor Diogo. 

No período de dois meses, os jovens tiveram sete aulas sobre empreendedorismo, o que vai culminar em um dia de demonstração dos empreendimentos e micronegócios idealizados pelos jovens para investidores e para a sociedade geral. O evento vai acontecer neste sábado (15), a partir das 14h, na Escola Estadual Professora Anaias de Lima Andrade, no Vergel do Lago. Participaram desse curso pessoas com a faixa etária de 14 a 32 anos. 

“Estou muito surpreso e impactado positivamente, pois os alunos tiveram ótimas ideias. E, levando em consideração os problemas sociais que eles passam, é impressionante ver a superação desses jovens. Eles demonstraram que têm interesse, determinação e que trabalham duro”, destacou o professor. 

“O nosso objetivo é a transformação, é nisso que a gente acredita. Não estamos aqui para fazer apenas a aplicação de um conteúdo ou de um curso, pois com este conteúdo a gente dá para eles a possibilidade de eles empreenderem e transformar suas vidas. Eles acabaram de produzir uma ideia completa, sendo monitorados pelos professores e voluntários e, o que é fundamental, eles vão poder aplicar e, com isso, modificar suas vidas por meio do trabalho. Isto é o maior investimento: é você dar a alguém a ferramenta de se auto-sustentar através do trabalho”, pontua Bruna Augusto, diretora executiva da ONG Junior Achievement em Alagoas, idealizadora do curso de startups. 

Como se pode ajudar?

“O ideal é que as empresas se importem, que elas tenham empatia com o jovem que é da periferia, que tem poucas oportunidades na vida, sem um ambiente favorável para a sua educação e formação, pois todo o contexto em que ele vive não proporciona estas oportunidades e, por meio do projeto, ele tem o mínimo dessas capacitações”, pontuou Carlos. 

Fonte: Gazeta web

Galeria de Imagens