Anadia/AL

28 de março de 2024

Anadia/AL, 28 de março de 2024

Câmara prepara forte esquema de segurança para depoimento de Glenn Greenwald

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 24 de junho de 2019

O norte-americano Glenn Greenwald, duarnte o debate da liberdade, mídia e poder na 12ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip)(Fernando Frazão/Agência Brasil)

O norte-americano Glenn Greenwald, duarnte o debate da liberdade, mídia e poder na 12ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip)(Fernando Frazão/Agência Brasil) 

O Departamento de Polícia Legislativa (Depol), da Câmara dos Deputados, prepara forte esquema de segurança para esta terça-feira (25), dia em que a Casa recebe o jornalista Glenn Greenwald. O editor do The Intercept Brasil será o centro das atenções em uma audiência na Comissão de Direitos Humanos (CDH) onde explicará sobre os vazamentos que colocam em xeque a parcialidade do ex-juiz e atual ministro da Segurança Pública, Sérgio Moro.

Segundo os deputados autores do pedido, os direitos dos cidadãos objeto da Operação Lava Jato, particularmente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram violados sistematicamente naquilo que reza a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos.

Nesses documentos, estão estabelecidas as garantias, como julgamento por tribunal competente e independente, a presunção de inocência, o princípio da legalidade e o devido processo legal como direitos humanos inerentes à dignidade de qualquer pessoa.

De acordo com os deputados, as reportagens assinadas por Glenn Greenwald jogam dúvidas contundentes sobre a imparcialidade da atuação do então juiz Sérgio Moro e de outros juízes e procuradores.

O acesso à comissão será permitido apenas a servidores da CDH, imprensa e parlamentares. Não estará aberta ao público, mas será transmitida no Portal da Câmara.

Durante a audiência, Glenn terá vinte minutos de fala inicial e cada um dos quatro autores, todos da oposição, três minutos cada. A cada cinco manifestações de parlamentares, ele terá dez minutos para responder, sem direito à réplica ou tréplica.

Fonte: Revista Forum 

Galeria de Imagens