Anadia/AL

22 de outubro de 2021

Anadia/AL, 22 de outubro de 2021

Estudantes se preparam para mais uma etapa dos Jogos Estudantis de Alagoas

Por Alagoas Brasil Noticias

Em 7 de junho de 2016

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
GAROTO

Expectativa dos organizadores é que mais de 1.500 pessoas participem da disputa, que acontece de 21 a 31 de julho

GAROTO

O maior evento de desporto escolar de Alagoas já tem data definida: será de 21 a 31 de julho, em Maceió, com a presença de unidades de ensino competindo em modalidades individuais e coletivas. A expectativa dos organizadores é que mais de 1.500 participantes estejam presentes em todas as etapas dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal).

As inscrições para a etapa regional – onde as escolas de cada região do Estado disputam entre si – já foram realizadas nas Gerências Regionais de Educação (Geres) do interior. Para as duas Geres de Maceió – a 1ª e a 13ª – as inscrições da fase regional acontecem de 6 a 10 de junho, no Ginásio do CDR, no Cepa.

“Concluídas as inscrições, as disputas acontecem de 15 a 22 de junho, nas escolas do interior do Estado, e de 15 a 19 de junho, na capital”, informa o coordenador-geral do Jeal, Henrique Vilela.

A novidade deste ano será a realização de mais uma etapa de competições entre as regionais e a estadual: a interregional, onde os campeões de cada regional serão distribuídos em quatro chaves para disputarem a classificação para a seletiva estadual.

“Da regional para interregional classificam-se duas equipes por Gere; já da interregional para a estadual passa apenas uma equipe”, explica Henrique. As inscrições para a interregional acontecem nos dias 22 e 23 de junho, com disputas sendo realizadas de 27 a 30 de junho.

Etapa estadual

Definidos os vencedores da seletiva interregional, serão promovidas as inscrições da etapa estadual, no período de 6 a 12 de julho, no Ginásio do CDR/Cepa, assim como as inscrições dos Jogos Paralímpicos. As disputas serão realizadas de 21 a 31 de julho.

“Os campeões do Jeal representarão Alagoas nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que acontecem na cidade de João Pessoa (PB) em setembro, para a modalidade infantil, e novembro, para a juvenil. Já São Paulo disputará a competição paralímpica também em novembro”, adianta Henrique.

Expectativa

As equipes das escolas da rede estadual estão ansiosas pelo início dos Jogos. É o caso da Escola Estadual Monsenhor Sebastião, de Água Branca, campeã do futebol de salão feminino em 2015. A equipe, que disputou partidas emocionantes no Jeal 2015 e fez bonito nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), em Londrina (PR), mantém uma rotina de treinamentos para a competição.

“O grupo está renovado e manteve o seu nível. As meninas disputaram um amistoso no último final de semana e não veem a hora de começar o Jeal”, conta o professor e treinador Manoel Messias.

Xadrez é uma das modalidades dos Jeals

Quem também está focada no Jeal é a Escola Estadual Theonilo Gama, heptacampeã do judô. Com um judoca na Seleção Brasileira – Renglis Xavier – e cinco medalhas no último Campeonato Brasileiro de Judô, disputado em abril, na cidade de Natal (RN), a unidade de ensino também tem boas expectativas para a competição estadual.

“As equipes de judô das unidades escolares há tempo estão se preparando para o Jeal e não há favoritismo, por mais que um grupo esteja em pleno ritmo de competição, pois o judô traz sempre surpresas. A equipe da Theonilo Gama está bem concentrada e com condição física boa e adequada para o evento. Tática e tecnicamente estamos em um volume satisfatório de treinamento”, fala o professor Ricardo Sérgio, coordenador do projeto de judô da unidade de ensino e que, recentemente, foi um dos condutores da tocha olímpica em Alagoas.

Até o dia 8 de junho, Ricardo Sérgio e a equipe alagoana de judô – que conta entre seus integrantes com os judocas José Ayrton e Renglis Xavier, da Escola Theonilo Gama, e Isabella Silva, do Projeto Fênix/Escola Dom Constantino Luers – estão em Lauro de Freitas, na Bahia, para o Campeonato Brasileiro de Judô categoria Sub 21. No dia 12 de junho, o grupo participa da segunda etapa do Campeonato Alagoano de Judô, no Colégio Marista, evento organizado pela Federação Alagoana de Judô.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter