O Programa América Telemedicina Infarct Network (LATIN), foi implantado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Miguel dos Campos. Os miguelenses e moradores da cidades vizinhas, sobretudo da V região de Saúde, estão recebendo assistência que residem em São Miguel dos Campos e nos municípios vizinhos está assegurada.
O serviço tem agilizado o atendimento às vítimas de infarto do miocárdio, de forma a assegurar que elas sejam salvas.
“O LATIN já tem beneficiado São Miguel dos Campos e municípios circunvizinhos. Esse foi um grande avanço ”, afirmou o secretário de Saúde de São Miguel, Sival Clemente.
Segundo a diretora da UPA, Maroli Carvalho, os usuários que desenvolverem os sintomas terão, ainda na Atenção Primária, um diagnóstico de forma ágil e eficiente, uma vez que o eletrocardiograma estará sendo avaliado por um cardiologista de prontidão nas centrais, que funcionam no HCOR/AL, em Maceió, e em Minas Gerais.
“Esse é um projeto que visa salvar vidas. O nosso comprometimento é em levar melhorias à população. Estamos assegurando a milhares de pessoas um atendimento com resolutividade no que diz respeito aos pacientes com diagnóstico precoce do infarto agudo do miocárdio (IAM)”, explicou a diretora.
Como Funciona – Ao sentir um desconforto no peito, qualquer morador de um dos sete municípios da V Região de Saúde deve se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Miguel dos Campos. Nesta unidade, os usuários serão submetidos a um eletrocardiograma, que atestará se o paciente está enfartando ou corre o risco de enfartar.
Em seguida, o exame será remetido instantaneamente, via internet, para duas centrais cardiológicas, que funcionam 24 horas no HCOR/ AL e em Minas Gerais. O cardiologista de plantão fará a leitura e, em poucos minutos, apresentará um diagnóstico e encaminhará as orientações sobre a conduta assistencial e terapêutica que deve ser seguida.
Em caso de infarto, o paciente receberá os primeiros procedimentos ainda na unidade e deverá ser encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE), que possui a primeira Unidade Cardiovascular da Rede Pública de Saúde.
Facebook Comments