Anadia/AL

24 de outubro de 2021

Anadia/AL, 24 de outubro de 2021

Processo contra Cunha vai a plenário e deputado diz que vai recorrer ao STF

Por Alagoas Brasil Noticias

Em 14 de julho de 2016

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
cunha bix

cunha bix

Após o término do processo na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania), no começo da tarde desta quinta-feira (14), o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) disse que vai recorrer da decisão ao STF (Supremo Tribunal Federal), e lamentou que a CCJ não tenha defendido seu direito ao devido processo legal.

— Essa comissão se omitiu nos questionamentos que fiz, o que é uma pena.

Com a aprovação do parecer do deputado Max Filho (PSDB-ES), a CCJ encerrou a fase de recursos e deve enviar para o plenário o processo de cassação de Cunha. Como o recesso parlamentar deve se iniciar amanhã, a votação deve ser feita em agosto.

Mais cedo, o relatório do deputado Ronaldo Fonseca (PROS-DF) — que sugeria uma nova votação do processo no Conselho de Ética — foi derrotado por 48 votos contra 12. Esse parecer era favorável a Cunha, porque atrasaria mais ainda o processo de cassação que já dura nove meses. 

Outra derrota para Cunha foi a eleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para ocupar a vaga que era dele na presidência da Câmara. O candidato apoiado pelo peemedebista, Rogério Rosso (PSD-DF), ficou em segundo lugar na disputa. Ter um aliado no comando da Casa poderia dar mais esperança a Cunha para tentar reverter uma cassação que já é tida como certa. 

Em plenário, todos os deputados votam. Além disso, a votação é aberta, o que aumenta a pressão sobre os parlamentares que eventualmente poderiam tentar salvar a pele do peemedebista. 

Uma vez cassado, Cunha perde o foro privilegiado e os três processos da Lava Jato em que ele é réu saem do Supremo e passam para a Justiça comum. O caminho natural é que o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, passe a comandar as investigações contra ele. 

<video id=”inner-ad-video-tag”></video>

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter