Home NotíciasPolitica Rosinha da Adefal vai assumir vaga na Câmara Federal no lugar de Marx Beltrão

Rosinha da Adefal vai assumir vaga na Câmara Federal no lugar de Marx Beltrão

Por Alagoas Brasil Noticias

Plénario Dep.  Rsinha  da  Adefal. Dia   do  Indio. Data.  19-04-2011. foto.   Luiz   Cruvinel.É a regra. O primeiro suplente da coligação deve assumir a vaga se o titular por qualquer motivo se afastar do mandato. A iminente nomeação do deputado federal Marx Beltrão (PMDB) para o Ministério do Turismo tem gerado especulações sobre quem será seu substituto.

O que se especula é que Rosinha da Adefal, a próxima na fila, não assumiria o a vaga na Câmara Federal, em função do cargo que ocupa hoje em Brasília – de Secretária Nacional da Promoção da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Justiça.

É justamente o contrário. Como o cargo que ocupa não tem status de ministério, Rosinha terá de assumir o mandato. Pela regra, deputado federal só pode assumir cargo de secretário de estado ou ministro.

A opção para abrir vaga para o segundo ou terceiro suplente (Hemerson Casado e Fernando Holanda, respectivamente), como se especula nos bastidores da política alagoana, seria Rosinha assumir, se licenciar e assumir uma Secretaria no governo de Alagoas.

Regra ou não, um importante interlocutor de Rosinha avisa que “ela está mais viva do que nunca” na política alagoana e que o seu desejo e seu partido, o PTdoB, é que ela assume o mandato para reforçar a bancada na Câmara Federal.

Prazo de 30 dias

Confirmada a nomeação de Marx Beltrão, o primeiro suplente tem um prazo de até 30 dias para comunicar à Câmara Federal se tem ou não interesse em assumir o mandato. A posse, mesmo que Rosinha se decida pelo mandato, só deverá ocorrer no início de agosto, depois que terminar o recesso da Câmara.

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário