Anadia/AL

22 de outubro de 2021

Anadia/AL, 22 de outubro de 2021

Estudante do Campus do Sertão defende dissertação em Coimbra

Por Alagoas Brasil Noticias

Em 10 de agosto de 2016

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
aq
A estudante Rogéria de Souza Vieira, graduada em Geografia pelo Campus do Sertão da Ufal, defendeu este mês a sua dissertação de mestrado no Departamento de Geografia e Turismo da Universidade de Coimbra (UC), Portugal.

A proposta da pesquisa, sob orientação do professor Paulo Manuel de Carvalho Tomás (UC), intitulada Património cultural como recurso Turístico: estudo de caso em Delmiro Gouveia – Alagoas (Brasil), foi a de pensar o patrimônio cultural local e regional como ingrediente fundamental para reflexões sobre as transformações espaciais contemporâneas em Delmiro Gouveia e região.

A trajetória da estudante iniciou em 2010 no curso de graduação em Geografia no Campus do Sertão onde atuou como bolsista Pibip-Ação sob orientação do professor Kleber Costa da Silva, além de integrar diversos outros projetos de pesquisa e de extensão, de participar aqde grupos de estudos e de pesquisa locais (Gesn e Gepar) e de atuar como professora do ensino fundamental e médio em escolas públicas e privadas da região.

Antes do mestrado em Portugal, a estudante foi bolsista Santander na Universidade de Coimbra e em seguida contemplada com a bolsa Erasmus/Amidila para o desenvolvimento do s
eu mestrado de 2014 a 2016.

“Realizar o mestrado na Universidade de Coimbra foi relevante ao desenvolvimento de aprendizagens significativas para a minha formação acadêmica. O projeto que desenvolvi buscou revalorizar o patrimônio cultural do município de Delmiro Gouveia, considerando o turismo como instrumento de reconhecimento, preservação e valorização dos bens”, destacou Rogéria. E ressalta: “Realizar esse estudo na Universidade de Coimbra foi valoroso, pois essa instituição é referência nos estudos sobre patrimônio e turismo”.

O orientador de Rogéria durante a graduação lembra que a estudante se mostrou dedicada desde os primeiros semestres e esteve empenhada em investigar sobre paisagens culturais do sertão de Alagoas. A conquista dela é motivo de orgulho para quem acompanhou o início da jornada. “A notícia sobre a defesa da dissertação de mestrado de Rogéria Vieira traz grande alegria à comunidade acadêmica do curso de Geografia do Campus do Sertão e à cidade de Delmiro Gouveia na medida em que coroa um conjunto de esforços de docentes, técnicos e estudantes em relação à qualidade da formação em Geografia no campus”.

A estudante espera continuar a carreira acadêmica e já planeja a construção de um projeto de pesquisa para futuro processo seletivo de doutorado em Geografia.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter