A histórica Igreja de São Gonçalo Garcia, localizada em Penedo, no Litoral Sul de Alagoas, foi alvo de criminosos nesse domingo (14). Bandidos invadiram o local e roubaram um sacrário – lugar onde se guardam objetos sagrados, com hóstias e relíquias.
Não há informações detalhadas sobre a ação dos ladrões. No entanto, de acordo com o secretário de Cultura de Penedo, Hugo Menezes, os bandidos invadiram o local quando ele já estava fechado e não recebia mais visitas, por volta de 17 horas.
“O padre Jackson Nascimento, pároco da igreja, informou que procurou a Polícia Civil e que fez um boletim de ocorrência, informando que o objeto havia sido furtado. É um objeto de grande valor simbólico, porque guarda as hóstias”, ressaltou Menezes.
O secretário explicou que a gestão das igrejas e questões de segurança competem a Diocese de Penedo. Mas, frisou que, como o local é ponto de visitação, a prefeitura de Penedo tem dado o suporte necessário e pode articular medidas para elevar a segurança no prédio.
Segundo Hugo Menezes, o sacrário levado nesse domingo tem valor muito mais simbólico do que comercial. “É um sacrário feito de latão. É provável que os criminosos tenham pensado que era algo de ouro, e por isso roubaram o objeto”, acrescentou.
A reportagem entrou em contato com o padre Murilo dos Santos, responsável pela comunicação da Diocese de Penedo, mas ele explicou que as informações deveriam ser prestadas pelo padre Antenor Montenegro, que não atendeu às ligações.
A Gazetaweb também tentou contato com o padre Jackson Nascimento e com o bispo de Penedo, dom Valério Breda, mas não conseguiu.
Agentes de plantão na Delegacia Regional de Penedo informaram que as investigações sobre o furto devem ter início nesta segunda-feira.
Facebook Comments