Anadia/AL

25 de outubro de 2021

Anadia/AL, 25 de outubro de 2021

TCU divulga lista com 129 políticos alagoanos com contas julgadas irregulares

Por Alagoas Brasil Noticias

Em 16 de agosto de 2016

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
sdf

O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou, nessa segunda-feira (15), uma relação de políticos que tiveram contas julgadas irregulares entre os anos de 2008 e 2016. Em Alagoas, 129 gestores públicos aparecem na lista – alguns deles mais de uma vez.

A relação do TCU pode ser usada pela Justiça Eleitoral para declarar a inelegibilidade de candidatos a cargos públicos na eleição municipal deste ano.

CONFIRA A RELAÇÃO COMPLETAsdf

Candidatos, partidos políticos ou coligações podem utilizar as informações para impugnar o pedido de registro de candidatura de possíveis concorrentes no prazo de cinco dias contados da publicação do edital do pedido de registro. A impugnação deve ser feita mediante petição fundamentada.

A eventual impugnação do registro de candidatura ocorreria com base na chamada Lei Ficha Limpa, que torna inelegíveis os candidatos que tiverem as contas rejeitadas “por irregularidade insanável e que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente”. 

O candidato, no entanto, pode obter o registro de candidatura caso consiga uma liminar na Justiça. A relação abrange as decisões tomadas desde outubro de 2008 até a data da eleição.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter