Home Alagoas Hospital municipal de Atalaia é referência em assistência médica

Hospital municipal de Atalaia é referência em assistência médica

Por Alagoas Brasil Noticias

Com uma média de atendimentos diários de 250 pacientes, o Hospital Municipal João Lyra Filho, instalado no município de Atalaia, tornou-se uma referência de assistência médica para aquela região.  Oferecendo um serviço de urgência e emergência, 24 horas por dias, a unidade já prestou socorro a mais de 40 mil pessoas entre os meses de Janeiro a Julho de 2016. 

Além da população da cidade, a unidade também recebe pessoas vindas dos municípios vizinhos para realizar consultas. De acordo com o coordenador hospitalar, Jairo Costa, os casos com resolutividade dentro da própria unidade são altos, devido ao empenho de toda equipe. 

“Nós fazemos de tudo para não encaminhar um paciente para Maceió e conseguirmos dar uma solução aqui mesmo adfno hospital. Isso tem isso o resultado de um trabalho integrado e determinado de toda equipe”, afirmou Costa. 

Com funcionamento, os atalaienses puderam ter acesso dentro da sua cidade de atendimento especializado, como a psiquiatria e a pneumologia, além da realização de exames de ultrassom e eletrocardiograma. 

Para ser ter uma ideia, dos 5.069 atendimentos realizados no mês de junho apenas 90 pacientes foram encaminhados para Maceió. Essa mesma média seguiu no mês seguinte: em julho foram 4.485 atendimentos e 107 encaminhamentos. 

Nessa gestão, toda estrutura do Hospital João Lyra passou por reformas, que resultou na ampliação da ala de obstetrícia. Atualmente cerca de 30 partos normais são realizados na unidade por mês. 

“Hoje nós podemos proporcionar a essas gestantes um parto mais humanizado, com uma estrutura adequada, pois temos um sala triagem, uma sala de parto e uma sala pós-parto. Uma realidade que não era vista antes”, assegurou a enfermeira obstetra, Eugênia Moura. 

O acompanhamento às gestantes começa quando elas ainda realizam o pré-natal através de um sistema integrado do Hospital com a equipe de atenção básica de saúde. Segundo Eugênia, com toda essa atenção, as gestantes passaram a ter mais confiança em dar a luz a seus filhos em Atalaia. 

Com o hospital em pleno funcionamento, os atalaienses não necessitam mais se deslocarem de seu município para garantir atendimento médico.

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário