Home Municípios Cidade de AL aparece em pesquisa nacional como uma das piores do País

Cidade de AL aparece em pesquisa nacional como uma das piores do País

Por Alagoas Brasil Noticias

O evento apontou para a qualidade de vida e bem-estar nas mais de 5,5 mil cidades brasileiras.

joaquim-gomes

Logo após ser eleito prefeito de Joaquim Gomes, o candidato Adriano Barros (PSB) recebeu uma informação um pouco indigesta sobre o território que governará a partir do ano que vem. É que uma pesquisa nacional divulgada na última semana, inclusive publicada na Revista Veja, aponta a cidade de Joaquim Gomes como uma das piores do Brasil para se morar.

A cidade simplesmente aparece como  a pior de Alagoas sobre qualidade de vida; cujo pesquisa relacionou mais 99 cidades brasileiras nessas mesmas condições. 
Na realidade o estudo foi feito, a fim de  identificar as 100 melhores e as 100 piores no quadro de bem-estar no País.

gomes

Foi um levantamento inédito do Observatório das Metrópoles, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) onde apontou para a qualidade de vida e bem-estar nas mais de 5,5 mil cidades brasileiras.

Para chegar ao resultado, o estudou levou em conta cinco fatores de qualidade: mobilidade urbana, condições ambientais e habitacionais, serviços coletivos urbanos e infra-estrutura, que colocou Joaquim Gomes, cidade da zona da mata alagoana, nessa triste situação . Os dados mostram que são grandes os problemas urbanos dos municípios brasileiros, tendo como principal o da infra-estrutura urbana (pavimentação, calçamento, iluminação pública etc), já que 91,5% dos municípios estão em níveis ruins e muito ruins, correspondendo a 2.579 como ruins (46,3%), e 2.516 como muito ruins (45,2%).

“Aqui, essa realidade é de fato muito ruim. Saneamento Básico, quase não existe e o que temos, não funciona de forma adequada. Na lista divulgada, Joaquim Gomes aparece entre as 100 piores, estando na seguinte posição: 5495º com um índice de 0,566, na lista isolada das 100 cidades, a posição é 30ª, ou seja, além de Joaquim Gomes, outras 70 cidades estão ainda piores” comentou Lunzamir Carneiros em sua matéria publicada no site JG Notícias. 
Ainda de acordo com a pesquisa, mais da metade dos municípios estão em condições ruins com o atendimento adequado de água e esgoto, coleta de lixo e atendimento de energia. “Se levarmos em conta a realidade local, é possível concordar com a pesquisa, pois Joaquim Gomes, conta com péssimo serviço de abastecimento de água, os locais de captação não recebem os devidos cuidados, e isso diminui bastante a qualidade do produto e o serviço ofertado” comenta Luzamir. 

Diz ainda o companheiro Luzamir, que lá em Joaquim Gomes os esgotos correm a céu aberto e boa parte é despejada no Rio Camaragibe Mirim, que vive em total poluição; o que é também, segundo ele, um desrespeito ao meio ambiente e diminui ainda mais a qualidade de vida dos moradores.
“O lixo que é coletado sofre irregularidades, visto que a coleta ocorre em carros inadequados; garis trabalham sem a devida proteção e todo lixo é acumulado em uma área imprópria, desrespeitando a legislação ambiental, provocando sérios problemas à população de um modo geral” completa.

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário