Home Alagoas Governo vai construir 68 ginásios poliesportivos para melhorar educação

Governo vai construir 68 ginásios poliesportivos para melhorar educação

Por Alagoas Brasil Noticias

Pensando em ofertar melhores condições aos estudantes da rede pública estadual, o Governo do Estado trabalha intensamente por uma nova Educação em Alagoas.

Entre as ações realizadas pela gestão atual, está a construção de 68 ginásios poliesportivos. A intenção do governador Renan Filho é construir uma quadra em toda escola que tiver terreno próprio ou cedido pela prefeitura. 

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, as quadras não servem apenas para as práticas esportivas, mas também podem ser utilizadas pela comunidade local e alunos na realização de eventos e apresentações culturais, promovendo a integração e o bem-estar.
aer
“O esporte desenvolve não somente o físico, mas também a parte social, cognitiva, o trabalho em equipe, a disciplina e a determinação. Além do mais, os equipamentos servem ainda para a promoção de feiras de ciências, de apresentações culturais e outras atividades desenvolvidas pelas escolas”, declara Barbosa.

Dados do Censo Escolar atestam que, em 2015, 76 escolas da rede estadual declararam ter quadras esportivas. Nem todos estes espaços estavam cobertos, conforme explica o superintendente de Engenharia e Tecnologia da Informação da Seduc, Djaci Magalhães.

“No levantamento que realizamos, constatamos que, destas 76 quadras, a maioria não era coberta, e muitas estavam em desuso, por falta de manutenção. Por isso, além das construções, estamos reformando as existentes”, reitera.

Incentivo ao esporte – O reflexo da construção dos ginásios é sentido na mudança de comportamento dos jovens. Na Escola Estadual Princesa Isabel, localizada no Cepa, os estudantes criaram um grupo para a prática do vôlei. Eles utilizam o ginásio recém-construído fora do horário de aula, duas vezes por semana.

O aluno e “coordenador” do grupo de 15 pessoas, Max Bruno Berckann, de 18 anos, explica que a iniciativa surgiu da necessidade de utilizar o espaço ofertado pela Seduc. Amante do vôlei, ele relata que viu no ginásio uma possibilidade de ajudar os amigos, levando-os a praticar atividades esportivas.

 “Após a entrega da quadra, vimos que poderíamos utilizar o espaço para realizar treinos mais específicos, como a prática de saques e cortes, fundamentos básicos do vôlei”, diz o estudante.

Entre os jovens que compõem o grupo está José Jamerson da Silva Cedrim. Ao se destacar entre um saque e outro, o estudante também confessa uma paixão antiga pelo esporte.

“Eu jogo em um time, na rua que eu moro. Aqui é mais confortável, não precisamos ficar no sol. Além disso, planejamos um treinamento tático, que é muito bom”, diz o jovem realizado.

Obras – Durante a gestão do governador Renan Filho, o Estado já construiu 31 ginásios poliesportivos. Outros 37 estão em processo de licitação. Para os gestores e estudantes das escolas beneficiadas com a melhoria, restam só elogios.

Lidiana Costa, diretora da Escola Estadual Professora Miran Marroquim de Quintela Cavalcante, localizada na comunidade das Piabas, no Jacintinho, está exultante: em breve, a unidade terá um novo espaço para as práticas culturais e esportivas.

“Para nós, foi uma felicidade enorme saber que a nossa escola foi contemplada com a construção desse ginásio. Os meninos estão empolgadíssimos, já que a Educação Física era feita lá no Ginásio Arivaldo Maia no final do Jacintinho, ou no pátio da escola. Realmente fará muita diferença para nossa comunidade”, relata Lidiana.

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário