Home Agricultura Reestruturação permite retomada da produção de leite em Alagoas

Reestruturação permite retomada da produção de leite em Alagoas

Por Alagoas Brasil Noticias

Ponta Grossa, 10-09-08 - Leite das Crianças -   Foto Arnaldo Alves - SECS

Um salto tecnológico permitirá a produção de derivados de leite de alto valor agregado – como leite condensado, iogurte e leite em pó –, pelas mais de 4 mil famílias de agricultores que integram a CPLA.

A ação é da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), um investimento de cerca de R$ 18 milhões na reestruturação da antiga indústria Cam ila – parte dos recursos oriundos da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI), e parte do Orçamento Geral da União destinados à Codevasf por emendas parlamentares com o objetivo de fortalecer a bacia leiteira do sertão alagoano.

“Com a reestruturação da antiga fábrica Camila, hoje pertencente à CPLA, o governo federal pretende proporcionar aos cooperados do sertão de Alagoas o acesso a alta tecnologia de produção e beneficiamento do leite, permitindo a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas por meio da geração de renda e trabalho”, nota a chefe da Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Alagoas, Carla Pinheiro. “A melhoria da qualidade dos produtos irá diversificar os itens e aumentar seu valor agregado, e consequentemente incrementar a renda das famílias mitigando os efeitos de estiagens prologadas na região”, explica.

O projeto de reestruturação da indústria de laticínios da CPLA ocorre em duas frentes. A primeira, que teve investimento de R$ 3,7 milhões, foi executada diretamente pela Codevasf por meio da aquisição de máquinas e equipamentos, como tachos para preparação de doce de leite e fermenteira de iogurte, além do repasse de 600 máquinas forrageiras à CPLA – que, por seu turno, distribuiu os equipamentos entre as diversas associações de produtores familiares de leite. O maquinário é destinado ao processamento de alimento para o rebanho dos cooperados durante o período de estiagem.

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário