Anadia/AL

5 de agosto de 2021

Anadia/AL, 5 de agosto de 2021

SECA SE INTENSIFICA NO NE

Por Alagoas Brasil Noticias

Em 10 de outubro de 2016

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
seca

ESCASSEZ. Relatório prevê redução de chuvas até o mês de novembro na zona da mata de Alagoas.

seca

Essencial para a agricultura e pecuária, a chuva se tornou escassa na maior parte do ano, com 2016 tendo o mês de agosto mais seco das últimas décadas.

Preocupada com o déficit pluviométrico, a Federação da Agricultura teve acesso aos dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) do Ministério da Ciência que preveem uma redução dos índices pluviométricos até novembro na zona da mata de Alagoas. A previsão também se estende a Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

De acordo com o relatório “Seca no Semiárido Brasileiro e Impactos”, há poucas chances de reversão do quadro crítico dos municípios impactados pela seca. A previsão climática sazonal de chuva para setembro, outubro e novembro de 2016 mostra, para toda a região Nordeste, três cenários igualmente prováveis e incertos de chuvas: acima, dentro e abaixo da média.

Segundo o levantamento meteorológico, no período entre junho a agosto, o clima se portou como “normal” em alguns municípios do sertão de Alagoas. No restante do Estado, principalmente na zona da mata, litoral sul e norte, além do baixo e médio São Francisco e agreste, a denominação foi de tempo seco e muito seco.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter