Home Municípios Estudantes ocupam escola estadual em Arapiraca contra PEC 241

Estudantes ocupam escola estadual em Arapiraca contra PEC 241

Por Alagoas Brasil Noticias

Eles aderiram ao movimento nacional contra medida do governo federal. Grupo também protesta contra a Lei 7.800, conhecida como Escola Livre

estudantes

Estudantes ocuparam a Escola Estadual Manoel Lúcio da Silva, no bairro Cacimbas, em Arapiraca, no Agreste de Alagoas, na manhã desta segunda-feira (17). Eles protestam contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241 e uma medida provisória de reforma do ensino médio do Governo Federal.

A organização do ato informou que cerca de 300 estudantes participam da ocupação. Já a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) disse que há entre 15 e 20 pessoas. A Polícia Militar não foi acionada para o local.

Os alunos aderiram ao movimento de ocupação nacional de escolas pois acreditam que a PEC 241 vai prejudicar o ensino brasileiro. A medida prevê teto para os gastos públicos por 20 anos. O grupo também é contra a lei nº 7.800, conhecida como Lei da Escola Livre, que defende neutralidade política, ideológica e religiosa do professor em sala de aula.

Os estudantes estão na área do pátio da escola desde o início da manhã e disseram que a ocupação é por tempo indeterminado. Eles informaram que alguns alguns professores também aderiram ao protesto e as aulas não estão acontecendo.

“Estamos buscando sensibilizar os pais e a comunidade escolar para os prejuízos que essa medida pode dar a educação no país”, defendeu a estudante Riquele Maria Henrique Silva.

A mobilização conta com o apoio da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES, entidade organizadora das ocupações que vem acontecendo ultimamente no país, denominada de “Primavera Secundarista”.

A assessoria de comunicação da Seduc informou que os alunos impedem as aulas na escola, mas a direção está tentando negociar. A secretaria comunicou que a manifestação é pacífica.

Outras ocupações
Com essa escola, ficam três unidades de ensino ocupadas no estado. No último dia 10, alunos do Instituto Federal de Alagoas ocuparam o Campus Satuba, em seguida, na última sexta-feira (15), o Campus Santana do Ipanema também foi ocupado.

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário