Home Municípios Sobe para 12 número de instituições de ensino ocupadas em Alagoas

Sobe para 12 número de instituições de ensino ocupadas em Alagoas

Por Alagoas Brasil Noticias

Três campi do Ifal, um da Ufal e duas escolas foram ocupados. Estudantes protestam contra a PEC 241 e a reforma do Ensino Médio.

ocupacao_ifal_murici_1-620x330

Mais seis instituições de ensino foram ocupadas por estudantes em Alagoas. Dessa vez, foram o campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e duas escolas estaduais em Arapiraca, e os campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Maceió, Piranhas e Murici. Com essas, chega a 12 o número de instituições tomadas pelos alunos nesta manhã.

Os estudantes que participam desses atos são contrários à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que limita os gastos públicos no país, a medida provisória sobre a reforma do ensino médio e a Lei “Escola Livre”, que impede professores da rede estadual de dar opinião na sala de aula, mantendo a “neutralidade” política, ideológica e religiosa no ensino

As escolas estaduais ocupadas em Arapiraca, além das instituições de ensino federais, são a Isaura Antônio de Lisboa, no bairro Baixão, e a Rotary, no Centro.

“O campus da Ufal em Arapiraca foi ocupado no domingo (23), à noite. As demais ocupações foram iniciadas na manhã desta segunda-feira (24). O campus Maceió do Ifal foi ocupado no início da tarde”, explica Nycholas Pires, diretor estadual da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), que está organizando esses atos em todo o país.

Pires ressalta também que as ocupações foram definidas em assembleias realizadas pelos estudantes, e não tem prazo para terminar. Eles se revezam para dormir nos locais, e penduraram faixas e cartazes, com frases de protesto.

Com relação ao número de estudantes que estão ocupando esses locais, o diretor estadual da Ubes soube dizer apenas que 100 estudantes estão em cada um dos campi do Ifal. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do instituto.

Além desses locais, em Alagoas também estão ocupados os campi do Ifal de Marechal Deodoro, Satuba eSantana do Ipanema, os campi da Ufal em Delmiro Gouveia e Palmeira dos Índios e a Escola Estadual Manuel Lúcio da Silva, no bairro Primavera, em Arapiraca.

A unidade de Marechal está ocupada desde o dia 19. Em Satuba, desde o dia 10. Em Santana do Ipanema, desde o dia 14. Já em Arapiraca, a ocupação teve início no dia 17. Os campi de Delmiro e Palmeira dos Índios foram ocupados no dia 19.

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário