Home Municípios Prefeita Eliza Alves cumpre agenda positiva e implanta Mulheres Mil e Pronatec

Prefeita Eliza Alves cumpre agenda positiva e implanta Mulheres Mil e Pronatec

Por Alagoas Brasil Noticias

d296af5e-3f85-4201-b3c5-5cd0df1218f3A prefeita de Rio Largo, Eliza Alves, cumpriu nesta segunda-feira, 31, agenda positiva instalando em Rio Largo o projeto Mulheres Mil e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/BSM), ambos desenvolvidos em parceria o Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A iniciativa atende a um compromisso de governo de possibilitar capacitação profissional a centenas de pessoas que necessitam de inclusão no mercado de trabalho.

elisia-3

A agenda de trabalho de Eliza Alves começou à tarde participando (no auditório do Colégio Judith Paiva, Centro, da aula inaugural das 175 inscritas no projeto Mulheres Mil). O evento contou com a presença da subsecretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Maria Raimunda; a assistencial Maria Cerise Marques da Silva; do supervisor dos cursos, Jailson Martins: e o secretário geral de Governo, Elias Paranhos.

elisia-2

Os cursos de agente de alimentação escolar, cuidador infantil, cuidador de idoso e camareira foram destinados às mulheres em situação de extrema vulnerabilidade social, residentes nos conjuntos habitacionais do Programa da Reconstrução (José Carlos, Demorisvaldo Wanderley, Tavares Granja e Teotônio Vilela) e do Programa Minha Casa, Minha Vida (Barnabé Oiticica e Antônio Lins de Souza – Módulo D.

elisia

O projeto tem como o objetivo estimular a inclusão educacional, produtiva e social de mulheres em situação de vulnerabilidade; possibilitar o acesso à educação profissional e tecnológica do alunado não tradicional; ofertar cursos e programas de educação profissional e tecnológica, com elevação de escolaridade e formação cidadã; articular mecanismos e conexões para a inserção das egressas no mundo do trabalho, estimulando o empreendedorismo, as formas associativas e solidárias e a empregabilidade.

A agenda de compromisso da prefeita Eliza Alves teve sequência à noite participando (no auditório do Centro Integrado da Universidade Federal de Alagoas Ufal) da aula inaugural dos 100 alunos inscritos de caldeireiro, eletricista de automóveis, eletricista industrial, mecânico de máquinas industriais, soldador no processo revestido aço carbono e aço baixa liga. Participam dos cursos pessoas das usinas Clotilde e Utinga Leão e comunidade em geral.

O Pronatec/BSM apresenta-se como estímulo ao retorno ao sistema educacional de usuários com muito tempo fora da sala de aula e que necessitam de capacitação profissional e inclusão produtiva. Esses cursos foram direcionados para pessoas de baixa escolaridade em situação de extrema pobreza e cadastradas ou em processo de cadastramento no CadÚnico.

“Hoje foi um dia importante para a população de Rio Largo, pois são pessoas que estão se capacitando para que outras portas se abram para que elas ingressem no mercado de trabalho com mais facilidade e possam ter uma melhor qualidade de vida. Estou feli com essas ações porque são sementes do bem que estamos plantando”, afirmou Eliza Alves, que na ocasião esteve acompanhada do secretário geral de Governo, Elias Paranhos. O evento também contou com a presença do coordenador de Suprimentos do Ifal – Campus Rio Largo, Giliard Bispo da Silva.

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário