Home NotíciasEducação Escola Itinerante ensina música para 102 crianças em Arapiraca

Escola Itinerante ensina música para 102 crianças em Arapiraca

Por Alagoas Brasil Noticias
Maestro Marcos Sena criou na cidade de Arapiraca o projeto “Música em Movimento”

escolaProjeto em Arapiraca (Foto: Davi Salsa)

Promover a inclusão social e transformar a vida de dezenas de crianças por meio da música. Com esse propósito, o maestro Marcos Sena criou na cidade de Arapiraca o projeto “Música em Movimento”, que é uma escola itinerante para formar cidadãos e cidadãs, além de descobrir novos talentos na música que é uma das sete artes juntamente com a dança, a pintura, a escultura, a arquitetura e a poesia.

O projeto foi idealizado no ano de 2014, mas agora vem ganhando força com atuação em bairros carentes da segunda maior cidade de Alagoas, ensinando crianças e adolescentes que desejam tocar um instrumento ou cantar.

Conforme relata o maestro Marcos Sena, que é fundador do Coral Sons e Dons, o projeto Música em Movimento já contou com 145 jovens e atualmente mantém em atividades 102 crianças e adolescentes que aprendem a desenvolver seus talentos com muita disciplina e profissionalização. Sena é coordenador e instrutor de canto, violão, teclado e cajon, que é um instrumento de percussão que pode utilizar caixas de madeira e gavetas para produzir sons.

O instrumento encanta pela simplicidade, desempenho, por sua grandiosa vibração e versatilidade.

O projeto também conta com a participação da cantora e professora de canto Elimalba Martins, a Malba.

A Escola Itinerante de Música de Arapiraca é um projeto não-governamental estruturado com verba adquirida na Alemanha para a compra dos instrumentos musicais e do veículo que transporta o grupo.

A ajuda teve o apoio do padre Benedikt Lennartz, que fez a intermediação e acolheu o projeto com outros doadores e colaboradores da escola itinerante de música.

A iniciativa já começa a dar os primeiros resultados com a formação do coro infanto-juvenil Pequenos Tons.

O coro é formado por 45 crianças que vivem com seus pais nos conjuntos residenciais Brisa do Lago, no bairro Olho d’Água dos Cazuzinhas, e no Jardim das Paineiras, duas áreas de muita vulnerabilidade social para crianças.

Elas já gravaram um CD e participaram do seu primeiro Festival Internacional de Corais, neste ano, em Maceió.

Agora, como explica o idealizador do projeto, o maestro Marcos Sena, o objetivo do grupo é lançar um novo CD nesta segunda quinzena do mês de novembro.

O adolescente Lucas David, 16 anos, revela que está no projeto desde o primeiro dia de atividades. “Consegui obter muitos conhecimentos e hoje já estou aprendendo a ensinar os que estão começando. Quero ser um instrutor de violão e continuar no projeto para seguir a carreira profissional”, declara o jovem.

A pequena Cleissielly Santos, 13 anos, relata que sempre gostou de cantar. “O projeto me ensinou tudo que eu sei atualmente. Já gravei dois CD’s e sou a solista. Estou muito feliz em fazer parte do grupo e também participar do Coral Pequenos Tons”, salienta a garota.

Orgulhoso com o sucesso do projeto, o maestro Marcos Sena cita a importância do trabalho para a socialização e profissionalização dos jovens em Arapiraca.

“Trabalhamos com o intuito de preparar nossos alunos para expandirem o projeto entre si e nos bairros onde vivem, fomentando a possibilidade de aprendizado e disseminação dos conhecimentos para outras crianças e adolescentes”, afirma o maestro.

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário