Anadia/AL

21 de outubro de 2021

Anadia/AL, 21 de outubro de 2021

Alagoas cresce, mas segue em último lugar em pesquisa sobre qualidade de vida

Por Alagoas Brasil Noticias

Em 22 de novembro de 2016

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
orla

 

orla

A pesquisa divulgada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud ) revelou que a qualidade de vida em Alagoas cresceu entre 2011 e 2014,  no entanto sua média foi considerada a mais baixa do país entre os estados.

Em 2011, Alagoas ficouavaliada com uma média de 0,635, já em 2014 passou para 0,667.  O Radar IDHM é um estudo que compara 60 indicadores sociais produzidos pela Pnad (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios), feita anualmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O IDHM é a sigla para Índice de Desenvolvimento Humano Municipal. Trata-se de um indicador lançado em 2013que coleta dados dos Censos realizados pelo IBGE para medir a qualidade de vida nos municípios brasileiros.

A metodologia usada no cálculo do IDHM é similar à usada pelas ONU (Organização das Nações Unidas) para calcular o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos países e leva em consideração três quesitos básicos: renda, educação e saúde.

O IDHM-Longevidade reúne dados como a esperança de vida ao nascer e a mortalidade infantil; o IDHM-Renda avalia itens como renda per capita e população em situação de vulnerabilidade; já o IDHM-Educação avalia índices como percentual da população acima de 18 anos com ensino fundamental completo e proporção de crianças entre cinco e seis anos de idade frequentando a escola. 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter