Home Alagoas Dívida milionária da Casal com Eletrobras é renegociada

Dívida milionária da Casal com Eletrobras é renegociada

Por Alagoas Brasil Noticias

eletrobras

Firmado nesta sexta-feira, 25, um acordo histórico para renegociação da dívida de R$ 252 milhões da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) com a Eletrobrás Distribuição Alagoas, definiu que o montante será pago em 20 anos. O acordo mediado pelo secretário da Fazenda, George Santoro, foi assinado por Vladimir de Abreu e Clécio Falcão, presidentes da Eletrobras e da Casal, respectivamente.

Segundo a assessoria de Comunicação da Sefaz, o acordo envolve passivos de períodos anteriores, faturas pendentes dos anos de 2014 e 2015 e débitos provenientes de parcelas negociadas em 2008 que não foram pagas e que vão ser equalizados em pagamentos mensais de R$ 1,6 milhão ao longo de 20 anos.

As discussões entre a Sefaz e a direção da Eletrobras no Rio de Janeiro começaram em 2015. A distribuidora de energia elétrica aceitou assinar o acordo desde que o Tesouro Estadual se comprometesse a garantir o pagamento das parcelas caso houvesse algum descumprimento por parte da Casal.

“A Eletrobras aceitou as condições financeiras do acordo desde que o Estado desse garantia à operação, o que gerou a necessidade de adoção de uma série de medidas, a exemplo da aprovação da Lei nº 7.807/2016 na Assembleia Legislativa e do registro da operação no Tesouro Nacional”, explicou Santoro, acrescentando que o acordo figura entre os maiores já celebrados pela Eletrobras em todo o País.

O presidente da Casal, Clécio Falcão, destacou o acordo como um passo significativo em direção à recuperação econômica dos órgãos, duas empresas de atuação significativa em Alagoas que não poderiam continuar com conflitos e ações judiciais que emperram o desenvolvimento destas e do Estado.

Já o presidente da Eletrobras, Vladimir de Abreu, frisou que, com a recuperação dos valores devidos por meio do acordo, a Eletrobras conseguirá fazer novos investimentos em Alagoas para aperfeiçoar a distribuição energética e melhorar a prestação dos serviços para a população.

“Com os recursos oriundos deste acordo, nos comprometemos a fazer novos investimentos. As áreas técnicas vão sentar para que a gente priorize os recursos nas áreas onde a Casal tem deficiência na qualidade da energia e, assim, melhorar o abastecimento hídrico e energético no estado”, garantiu.

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário