Home NotíciasSaúde Urologistas realizam palestra e exames de próstata e PSA para 104 pacientes do SUS

Urologistas realizam palestra e exames de próstata e PSA para 104 pacientes do SUS

Por Alagoas Brasil Noticias

Do total de pacientes, três apresentaram próstata alterada e serão acompanhados pela equipe após a iniciativa

image002
Manter ou não uma vida sexual ativa, usar cueca apertada ou passar muito tempo sentado provoca câncer de próstata ou de pênis? A resposta é não, afirma o urologista Mário Ronalsa. Essas são apenas algumas das dúvidas recorrentes nos consultórios médicos.

Visando esclarecer esses e outros mitos que cercam o imaginário masculino e iniciar um acompanhamento preventivo de pacientes selecionados no PAM Salgadinho, uma equipe de urologistas e membros da Liga Urológica Acadêmica da Uncisal promoveram esta semana mais uma ação da campanha Novembro Azul. “Foram atendidos 104 pacientes, dos quais três apresentaram sinais na próstata que merecem acompanhamento”, comentou o urologista Mário Ronalsa, articulador da iniciativa.

O Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió se transformou num verdadeiro centro urológico, com direito à coleta de sangue para o exame PSA, consultórios para atendimento ambulatorial e exame prostático e, finalizando, uma palestra informativa sobre as principais ameaças à saúde masculina, entre elas o câncer de próstata e de pênis.

O urologista Mário Ronalsa esclarece que iniciativa não se restringe a esta ação, mas, prossegue com o acompanhamento clínico daqueles que apresentaram algum sinal de patologia. O corretor de imóveis Ângelo Agostinho foi um dos beneficiados pela ação estimulado por um irmão. “Confesso que estava com receio do exame, mas, depois, quando sai o resultado, você fica feliz por não ter nada. Agora recomendo a todos. É melhor fazer agora do que se arrepender depois”, finalizou.

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário