Home Alagoas Logo após acordo, Justiça autoriza realização de vaquejada em Arapiraca

Logo após acordo, Justiça autoriza realização de vaquejada em Arapiraca

Por Alagoas Brasil Noticias

 

adf

Logo após a assinatura de um acordo entre a Defensoria Pública do Estado, Ministério Público, Prefeitura de Arapiraca e o proprietário do Parque Divina Luz para garantir realização da vaquejada marcada para a próxima semana, no município, o juiz Giovanni Alfredo de Oliveira Jatuba, da 4ª Vara Cível de Arapiraca, deferiu uma tutela de urgência para que não haja nenhuma intervenção do Estado de Alagoas e nem do município de Arapiraca para a realização da vaquejada.

De acordo com a assessoria de Comunicação da Defensoria Pública Estadual, o acordo aconteceu em reunião realizada na tarde desta terça-feira, 29, depois do órgão demonstrar que a cultura secular da vaquejada pode existir sem que haja maus tratos aos animais, por meio do estabelecimento de medidas de segurança e proteção aos animais, e a garantia de aumento considerável de renda na economia local.

No texto da decisão, o magistrado ressalta: “Ante o exposto, DEFIRO A TUTELA DE EMERGÊNCIA (sic) no sentido de determinar ao Estado de Alagoas e ao Município de Arapiraca que não cause qualquer embaraço à realização da 12ª Vaquejada Divina Luz, a ser realizada no periodo de 1º a 04 de dezembro vindouro, devendo o primeiro manter equipe de veterinários no local de a fim de orientarem e fiscalizarem os cuidados objetivos necessários ao efetivo respeito aos animais”.

O juiz ainda dispôs termos para que os animais não sofram maus-tratos, como o o uso de uma luva especial para o competidor, onde ele fica estritamente proibido de bater no boi, nem tocar a face ou subir no lombo do animal e, assim como o boi, o cavalo não pode ser agredido, esporeado e nem se deve puxar as rédeas e os freios para não machucar o animal. Objetos cortantes como esporas, chicotes, bridas e outros instrumentos também estão proibidos.

A vaquejada também fica responsável pela disponibilização de comida e água aos animais e o Governo da manutenção de médicos veterinários para manter a saúde dos animais.

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário