Home Uncategorized “Queima da palha da cana-de-açúcar/ Impacto ambiental

“Queima da palha da cana-de-açúcar/ Impacto ambiental

Por Alagoas Brasil Noticias

Queimadas/Imagem: Rogério Messias

rogerio

“Queima da palha da cana-de-açúcar Apesar dos benefícios econômicos apresentados pela expansão do setor sucroalcooleiro, algumas questões precisam ser mais bem discutidas sobre a cultura, como os impactos ambientais causados pelas queimadas.

Uma das práticas mais comuns ainda hoje utilizada no Brasil é a queima da palha da cana-de-açúcar (Figura 2), com o propósito de facilitar as operações de colheita.

rogerio-2

A queimada consiste em atear fogo no canavial para promover a limpeza das folhas secas e verdes que são consideradas matéria-prima descartável. Um dos pontos mais críticos sobre a queima da palha da cana-de-açúcar são as emissões de gases do efeito estufa na atmosfera (Figura 3), principalmente o gás carbônico (CO2), como também o monóxido de carbono (CO), óxido nitroso (N2O), metano (CH4) e a formação do ozônio (O3), além da poluição do ar atmosférico pela fumaça e fuligem.

A queima da palha equivale à emissão de 9 kg de CO2 por tonelada de cana, enquanto a fotossíntese da cana retira cerca de 15 toneladas por hectare de CO2.

Assim, a cultura da cana-de-açúcar mostra-se extremamente eficiente na fixação de carbono, apresentando um balanço altamente positivo, já que absorve muito mais carbono do que libera na atmosfera.”

Conforme a lei, as queimadas estão proibidas em áreas localizadas de acordo com os seguintes limites: – a um quilômetro do perímetro urbano ou de reservas/locais ocupados por indígenas; – a 100 metros de locais de domínio de subestação de energia elétrica; – a 50 metros de reservas, parques ecológicos e unidades de conservação; – a 25 metros de áreas de domínio de estações de telecomunicação; – a 15 metros de faixas de segurança de linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica e de áreas ocupadas por rodovias e ferrovias.

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário