Home » Resultados das vendas no final de ano servirão como um termômetro para comércio

Resultados das vendas no final de ano servirão como um termômetro para comércio

Por Alagoas Brasil Noticias

 

alo

O comércio de Maceió e das cidades no interior do estado sofreram muito com os efeitos da crise econômica, que diminuiu a circulação de dinheiro nas lojas, apesar das grandes promoções e a facilidade de crédito cedida pelos empresários. 

Para o economista Lucas Sorgato, o setor foi o que mais se afetou rapidamente com a crise, no entanto é o primeiro a apresentar os sinais de melhoria econômica. As vendas do final de ano, com adiantamento do 13º salários dos servidores estaduais poderá fomentar ainda mais os lucros. 

Segundo ele, os resultados do final do ano servirão como termômetro para o ano seguinte, balizando os agentes econômicos nas suas decisões de investimentos, gastos e consumo.

 “A crise afeta principalmente as lojas de bens supérfluos, os quais são os primeiros cortados em momentos mais conturbados. Muitas lojas fecharam, mas outras tantas abriram. A crise faz aflorar a “vontade empreendedora” dos agentes econômicos”.

O especialista faz uma ressalva para a abertura de novas unidades, que deve ser avaliada, pois na vontade de desenvolver uma nova atividade e tirar o sustento do empresário, muitos erros podem ser cometidos, levando a novos fechamentos de lojas. 

“O setor do comércio se profissionalizou no período da crise, aumentando a produtividade e gestão dos negócios. Certamente será um setor com melhor desempenho e resultados para os próximos anos”, disse ele, completando que o setor vai recuperar um pouco de receita, mas dificilmente algo que consiga compensar o ano todo de perdas.

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário