Home Alagoas Dia do Perito Oficial é lembrado por deputado durante discurso na ALE

Dia do Perito Oficial é lembrado por deputado durante discurso na ALE

Por Alagoas Brasil Noticias

Segundo o Dep. Galba Novais, É preciso valorizar a Classe/Atualização >> ABN 15:42

galba

Comemorado no último dia 4 de dezembro, o Dia do Perito foi lembrado pelo deputado estadual Galba Novaes (PMDB), durante sessão realizada nessa terça-feira (7), no plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas. Em seu discurso, Galba destacou o importante trabalho dos Peritos Oficiais e sua importância na elucidação de crimes de diversas naturezas, no Estado.  

O parlamentar também aproveitou o momento para ressaltar a luta da classe em prol da melhoria das condições de trabalho. “Apesar de todas as conquistas alcançadas pelos Peritos Criminais, muito ainda precisa ser feito” comentou. “O trabalho desses profissionais é de grande relevância dentro do sistema moderno de investigação e na busca pela justiça”, concluiu. 

Ainda de acordo com o deputado, em um estado como Alagoas, onde os índices de violência ainda são considerados altos, é preciso valorizar o Perito. “Sabemos que o número de profissionais que atuam na Perícia Oficial é inferior à necessidade encontrada nas ruas, mas mesmo assim, eles permanecem na busca pela justiça, através da Ciência”, acrescentou Galba. 

Dezenas de profissionais, incluindo membros da diretoria do órgão e do Sindicato dos Peritos de Alagoas (Sinpoal), acompanharam o pronunciamento e, em seguida, conversaram não só com o deputado, agradecendo pela homenagem, como também com o presidente da casa Tavares Bastos, Luiz Dantas (PMDB). 

Para o diretor-geral da Perícia Oficial em Alagoas, Manoel Melo, o discurso do parlamentar foi muito lúcido. “Galba Novaes atingiu em cheio os anseios e a realidade dos Peritos com suas palavras”, disse Melo. 

Já o presidente do Sinpoal, Paulo Rogério Ferreira, defende que a sociedade precisa conhecer cada vez mais a importância do trabalho da categoria.  

“Esperamos que outros parlamentares possam reiterar e valorizar nosso trabalho, pois apoiar os peritos é reforçar o combate ao crime em Alagoas. Quanto mais apoio, mais subsídios e estrutura para chegarmos à autoria dos criminosos, através da Ciência”, argumentou o presidente do Sinpoal. “A postura do deputado reforçou nossa luta em busca pela valorização de nossas carreiras”, concluiu Paulo Rogério. 

Por que 4 de dezembro é considerado o Dia do Perito?

O patrono da Perícia Criminal no Brasil, Otacílio de Souza Filho, nasceu no dia 4 de dezembro. Perito que atuava em cidades no interior de Minas Gerais, ele morreu em 1976 tragicamente ao cair de um penhasco enquanto o periciava, investigando duas mortes. 

Durante o IV Congresso Nacional de Criminalística, realizado anos depois, membros da Associação Brasileira de Criminalística (ABC) aprovaram a data e ela passou a fazer parte do Estatuto da organização, a através da Lei Federal nº 11.654 de 15 de abril de 2008.

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário