Home Municípios Educação de São Miguel dos Campos avança com poder público e comunidade trabalhando juntos

Educação de São Miguel dos Campos avança com poder público e comunidade trabalhando juntos

Por Alagoas Brasil Noticias

 

ae

A Educação de São Miguel dos Campos encerra 2016 com muitos resultados a celebrar. No Ensino Médio, por exemplo, houve queda de 91% na taxa de abandono: de 689 alunos (em 2015) para 60 (em 2016). No Ensino Fundamental, a redução foi de 64% na taxa de abandono: de 1.152 alunos (2015) para 413 (2016). A avaliação do IDEB também mostra que o Ensino Fundamental I superou a meta do Ministério da Educação, alcançando 4,5, enquanto o esperado era 4,3.

Esses e outros resultados foram apresentados durante o evento de culminância do Plano Intersetorial pela Educação de São Miguel dos Campos, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação de São Miguel dos Campos, na última semana. O prefeito George Clemente, a secretária de Educação, Maria do Amparo Carvalho de Farias e os representantes do Instituto Inspirare e de todos os parceiros estiveram presentes no evento.

Entre os avanços, percebe-se que os alunos com deficiência ganharam atenção maior desde 2014. A rede municipal fechará este ano com 63% de aumento na quantidade de alunos com deficiência atendidos em salas multifuncionais (de 52 para 140) e crescimento de 21% no número de alunos com deficiência matriculados nas escolas municipais (de 168 para 212).

Como resultado do fortalecimento da integração entre secretarias, o meio ambiente passou a ser mais valorizado nas escolas. Na rede municipal, 85% das unidades de ensino estão executando projetos e práticas sustentáveis, envolvendo mais de 6 mil alunos. Impacto positivo também nos espaços esportivos. Todos eles passaram a garantir acessibilidade.

A parceria com a saúde assegurou palestras e orientações sobre alimentação saudável, combate à violência, drogas e álcool nas escolas, alcançando mais de 2 mil alunos e familiares. Como resultado de ações conjuntas entre secretarias, 1.600 adolescentes e jovens participaram de cursos profissionalizantes e famílias foram contempladas com atividades de fortalecimento da participação na vida escolar dos alunos.

Plano Intersetorial pela Educação

Tudo isso e muitos outros resultados são frutos do Plano Intersetorial pela Educação de São Miguel dos Campos, uma iniciativa inédita do município, abraçada pelo poder público, conselhos de direitos, empresas, organizações parceiras e comunidade escolar. O documento é resultado de um trabalho coletivo, elaborado a partir de um diagnóstico Educacional de São Miguel dos Campos. O Plano estabeleceu 28 metas e 78 ações a serem realizadas até o final da atual gestão municipal.

Das 78 ações, 93% foram executadas integralmente ou parcialmente. Das 28 metas,  39% foram alcançadas, 18% parcialmente alcançadas, 14% não alcançadas, 29% sem dados oficiais.

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário