Home » CASAL – FAZ A POPULAÇÃO DE ANADIA E MARIBONDO SOFRER SEM NECESSIDADE

CASAL – FAZ A POPULAÇÃO DE ANADIA E MARIBONDO SOFRER SEM NECESSIDADE

Por ABN - ALAGOAS BRASIL NOTICIAS
casal-anadia-ecotur

Barragem Santa Cruz – Anadia-AL

Numa pequena visita feita na manhã do sábado (10/12/2016) a equipe do portal Alagoas Brasil Notícias  e do ANADIAECOTUR, confirmaram que a água que nasce dentro da reserva de mata atlântica do Pirangaçu, continua a jorrar e correr do manancial até chegar a represa de captação de água da Casal, nas redondezas do povoado Santa Cruz em Anadia. É tanta água que o excesso se divide em três pontos da barragem. Após percorrer em torno de 70 m, as águas juntam-se e formam o riacho Santa Cruz, que continua seu curso passando por várias propriedades, até chegar ao leito do rio São Miguel, em Anadia.

Já os problemas que presenciamos na estação de captação da barragem Santa Cruz
foram os seguintes, as motobombas estavam desligadas; não havia nenhum funcionário nas proximidades; as cercas e estacas que protegem o acesso à barragem estavam danificados e quebrados – portanto, livre circulação à barragem e às bombas de alta tensão, onde pessoas e animais podem caminhar livremente.

No riacho que traz as águas da mata do Pirangaçu até a barragem de captação, observamos que a vegetação nativa em uma das margens não existe, isso pode acarretar em assoreamento (acúmulo de sedimentos no leito do riacho, podendo desviar seu curso natural).

Outro problema observado foi a proximidade de uma propriedade particular lado a lado com a barragem de captação de água, sem nenhum muro de contenção para desviar os efluentes (líquidos orgânicos ou químicos trazidos das vizinhanças pelas chuvas).

Ao se aproximar da sede da barragem de captação Santa Cruz, ficou visível a má
conservação das casas das bombas, tubulações, portões, iluminação, infraestrutura do local e paisagismo. Para quem não conhece, o local parece mais um açude para irrigar uma roça de batatas, do que uma infraestrutura para coleta de águas para abastecer dois municípios.

Questões que a CASAL poderia responder aos clientes anadienses e
maribondenses: 

  • Quais foram os investimentos em infraestrutura que a CASAL fez nos últimos 30 anos?
  • Qual o investimento em melhorias tecnológicas com por exemplo, Automação?
  • Qual investimento a CASAL fez em meio ambiente (replantio de espécies nativas nas proximidades da barragem e margens do riacho que sai da mata do Pirangaçu?
  • Quantas vezes a CASAL fez requisição ao IBAMA, IMA (Instituto do Meio Ambiente de Alagoas) ou outro órgão de meio ambiente do Estado para proteger às nascentes e mananciais?
  • Há um contrato vencido entre a CASAL e a Prefeitura do Município de Anadia?
  • A Casal e o Município de Maribondo pagam algum tipo de royalties à Anadia pelo uso dos recursos naturais (água e preservação da flora onde está localizada as nascentes e a barragem de captação de água?
  • Quando bairros como, Chã do Brejinho, Baixa da Vaca, Mutirão entre outros terão uma rede de abastecimento de água controlado pela CASAL?
  • Faltam funcionários na CASAL para compor um quadro adequado para diminuir os problemas ocorridos atualmente?

Se a CASAL não fizer investimentos na ampliação da sua infraestrutura, estação de
captação, estação de tratamento de água (ETA), estação elevatória, conservação das
nascentes, plantação de especieis da flora nativa e uso de novas tecnologias, como
automação, a ineficiência e sucateamento da CASAL Anadia será iminente, e o pior, já estamos vendo isso acontecer, onde os motivos podem ser por falta de investimento, por falta de manutenção, má administração, desprezo ou incapacidade de enxergar os problemas atuais.

Publicações na Internet sobre os problemas de abastecimento de água em Anadia

http://diarioarapiraca.com.br/noticia/alagoas/sistemas-de-abastecimento-de-agua-serao-recuperadosna-regiao-serrana/5/4009

http://www.tribunahoje.com/noticia/138695/interior/2015/04/17/prefeito-e-vereadores-de-anadia-sereunem-com-presidente-da-casal.html

http://www.cadaminuto.com.br/noticia/200455/2012/12/27/depredacao-de-estacao-interrompeabastecimento-de-agua-de-anadia-e-maribondo

http://www.aesbe.org.br/conteudo/impressao/9687

http://www.estadaoalagoas.com.br/estacao-de-tratamento-melhora-qualidade-da-agua-em-anadia-emaribondo/

 

CASAL AGUA 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tubulação para escoamento do excesso de água da barragem Santa Cruz – Anadia

Estação de Tratamento de Água (ETA) em Anadia

 

 

 

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário