como operar na plataforma profitchart trader clear que horas operar day trade estudar opcoes binarias indicador simulador opções binárias opçoes binarias regulamentaçao modal cobra quanto por operação day trade tributação das opçoes binarias operar como trade iq option digital trade para operar duas operações seguidas day trader pagam impostos tradução desses nomes para portugues forex criptotrading e trading esportivo opçoes binarias vale a pena calculadora martingale opções binárias xlsx conceito básico opções binárias organização que regulamenta empresa de opções binárias estados unidos estrategia opçoes binarias iq option day trade como começar a investir
Home Entretenimento Por redução de custos, SBT sacrifica o mais antigo telejornal da emissora

Por redução de custos, SBT sacrifica o mais antigo telejornal da emissora

Por Alagoas Brasil Noticias

A poucos dias do fim do ano, o anúncio do fim de dois telejornais, ambos incorporados por um terceiro, instaurou um clima de tristeza e incerteza no SBT. Em telefonema de Silvio Santos, da Flórida, para Marcelo Parada, diretor de jornalismo, foi acertado na tarde de quarta-feira (28) a extinção do “Jornal do SBT”, o mais antigo da emissora, no ar desde 1991, e do “Primeiro Impacto”, um dos mais novos, criado em março deste ano.

Ambos foram engolidos pelo “SBT Notícias”, um telejornal criado em setembro de 2016, que ficava no ar entre 2h30 e 6h da manhã, num modelo de noticiário de TV paga, repetindo as mesmas notícias em ciclos e eventualmente dando algum “breaking news”.

Já na próxima segunda-feira, 2 de janeiro, ao final do “The Noite”, no início da madrugada, passa a entrar o “SBT Noticias”, e não mais o “Jornal do SBT”. E, ao invés de terminar às 6h, fica até as 8h, incorporando também o “Primeiro Impacto”, que tinha duas horas de duração.

Na falta de uma boa explicação para estas mudanças (o comunicado da emissora fala apenas em “uma nova estratégia com a grade de programação”), a principal razão aventada dentro da emissora é corte de custos. Esta, ao menos, foi a justificativa que circulou internamente, segundo este blogueiro ouviu de profissionais do SBT.

Em julho, com o objetivo de reduzir despesas, o “Jornal do SBT” já havia deixado de ser ao vivo e passou a ser gravado no final da noite, algumas horas antes de ir ao ar.

Como relatou na ocasião o site Noticias da TV, a emissora estimou economizar cerca de R$ 1 milhão por ano com a medida, que reduziu gastos com horas extras e adicional noturno.

A necessidade de cortar custos é legítima, mas por que sacrificar uma das marcas mais fortes e tradicionais da emissora? O fim do “Jornal do SBT” diz bastante a respeito das prioridades de Silvio Santos – o jornalismo é sempre tratado como algo menos importante na emissora.

A incerteza sobre o futuro atinge desde o principal apresentador do telejornal, Hermano Henning, até a boa equipe de repórteres, editores (de texto e imagem) e chefes, num total de 15 pessoas. O SBT disse que os apresentadores do agora turbinado “SBT Notícias” só serão conhecidos na semana que vem.

jornaldosbtprimeiroEm 20 de maio, festejando os 25 anos do “Jornal do SBT”, Henning e Analice Nicolau apresentaram uma reportagem especial, de seis minutos, lembrando a data e falando, com orgulho, da importância do mais antigo programa jornalístico da emissora (veja aqui).

Carlos Nascimento deu um depoimento: “O grande dom da televisão, o que mantém o telejornalismo vivo e atuante até hoje, é o fato de a televisão ir ao local e mostrar, com o repórter, aquilo que aconteceu”. Pelo visto, o SBT já não tem mais o mesmo entusiasmo de antes por este compromisso.

Veja também
SBT extingue telejornal, muda “Fofocando” para as manhãs e relança “Chaves”

Abaixo, a partir do minuto 2:25, a reportagem sobre os 25 anos do “Jornal do SBT”

Imagem de Amostra do You Tube

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário