Home NotíciasSaúde Secretários de Saúde participam de Encontro de Acolhimento da Gestão 2017/2010

Secretários de Saúde participam de Encontro de Acolhimento da Gestão 2017/2010

Por Alagoas Brasil Noticias

Representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), de órgãos de Controle, dentre outras instituições das três esferas de Governo, participam nesta segunda-feira (23) do Encontro de Acolhimento dos Secretários Municipais de Saúde da Gestão 2017/2020. O evento será realizado das 8 às 17h no auditório do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), no bairro do Pinheiro. 

 O encontro é promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) com o apoio do Conasems e enfocará áreas temáticas que tem, entre os objetivos, orientar e nortear os titulares da pasta sobre a estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS) e outros conteúdos que os subsidiarão na condução de suas rotinas de trabalho. O presidente do Conasems Mauro Junqueira vai ministrar palestra, a partir das 9h30, sobre Responsabilidades da Gestão Municipal de Saúde e lança o Manual do GestorMunicipal do SUS “Diálogos no Cotidiano”. 

 Na ocasião, Mauro Junqueira vai apresentar o documentário vencedor da Região Nordeste, “Odontologia Domiciliar”, de Campo Alegre, de autoria do odontólogo Franklin Regazzone. O trabalho foi destaque na Mostra Brasil Aqui Tem SUS, exposta no Congresso do Conasems, realizado em junho de 2016 em Fortaleza, Ceará. Os web documentários Brasil, Aqui tem SUS mostram as experiências exitosas das Secretarias Municipais de Saúde de todas as regiões do país.

 Documentário – A primeira série de vídeos produzida pelo Conasems conta com cinco docs, originados dos trabalhos vencedores por região na última Mostra Brasil Aqui Tem SUS no Congresso do Conasems. O município de Perus, São Paulo, ganhou com o projeto SUSDance; São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul com o projeto Primeira Infância Melhor; Abaetetuba, no Pará com o intitulado “Esse rio é minha rua”; Colíder, no Mato Grosso com o projeto “Pró-Catador”.

 O presidente do Conasems está percorrendo o Brasil e participando dos Encontros de Acolhimento dos novos secretários municipais de Saúde, tendo começado a maratona no último dia 19, no Rio de Janeiro; sendo Alagoas o segundo Estado a realizar o encontro de acolhimento nesta segunda-feira (23). NO dia 24, Mauro Junqueira participa de evento de igual teor no Pará e dia 26 no Acre, seguindo com o cronograma de eventos.

 De acordo com a presidente do Cosems/AL, Normanda Santiago, é importante a participação de todos os secretários para o fortalecimento na luta em defesa dos municípios e do SUS. Na ocasião, serão repassadas para os gestores informações sobre o Arcabouço Legal do SUS; Instrumentos de Gestão; e Financiamento do SUS.

  Será discutida a Atenção Primária à Saúde em um painel com a participação do Ministério da Saúde (Diretoria de Atenção Básica/SAS e Programa Mais Médicos/SGETS); Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas (Gerência de Atenção Básica) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Assessoria Técnica). Consta ainda da programação a realização de reuniões dos secretários por regiões de Saúde.

 

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário