Home » Arborização Urbana de Anadia uma realidade futurística

Arborização Urbana de Anadia uma realidade futurística

Por Alagoas Brasil Noticias

Rua Professor Nicodemos Jobim, pracinha da rua do Saú, Av. Moreira Lima, Praça Dr. Campelo de Almeida <> Postado em 08/02/2017 ás 18:05 <> Adaptação, Carlos Alberto

Um fato que não se discute é o de que a arborização urbana contribui para a melhoria do aspecto estético das cidades. Mas, em verdade, diversas são as vantagens de se ter uma cidade arborizada.

As árvores atenuam o calor do sol; absorvem ruídos; renovam o oxigênio do ar; filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores; contribuem para reduzir o efeito das enchentes, além de atrair pássaros.

Assim, além de estabilizar a temperatura ambiente, evitando os efeitos da insolação nas horas mais quentes do dia, estudos científicos demonstram que bairros arborizados apresentam temperaturas cerca de 4°C inferiores àquelas das áreas edificadas não arborizadas. Em tempos de aquecimento global, essa redução não é desprezível, já que os cientistas estimam que a temperatura média em Várias cidades do Brasil deverá elevar-se até 3°C neste século.

As árvores melhoram o conforto térmico também por promoverem a elevação da umidade do ar graças à transpiração de suas folhas.

No que concerne à questão das enchentes, as árvores diminuem e retardam o escoamento superficial das águas em direção às baixadas, além de permitirem a infiltração da água no solo ao redor de seu tronco nas áreas de calçadas pavimentadas.

Elas são, também, atrativas para os pássaros, pois fornecem-lhes alimento e abrigo para pouso e reprodução.

As árvores, assim como a vegetação em geral, formam também uma barreira natural contra a propagação de ruídos em especial o de automóveis, funcionando como dissipadores.

Por fim, e não menos importante, a sua folhagem funciona como filtro de ar por reter materiais particulados em suspensão que serão posteriormente lavados para o solo pelas águas das chuvas.

Dessa forma, a vegetação urbana, atuando no âmbito físico e mental do ser humano, causa-lhe bem estar por atenuar o sentimento de opressão típico das grandes cidades.

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário