Home Turismo e Meio Ambiente Água Branca é um dos municípios alagoanos no novo Mapa do Turismo Brasileiro

Água Branca é um dos municípios alagoanos no novo Mapa do Turismo Brasileiro

Por Alagoas Brasil Noticias

Blog Adalberto Gomes <> ABN > Alagoas brasil Noticias > ás 20:55

Água Branca – Sertão Alagoano (Foto: Imagem Google)

A cidade de Água Branca, localizada no sertão alagoano é um dos 28 municípios alagoanos presente no novo Mapa do Turismo Brasileiro. O documento foi divulgado oficialmente na última terça-feira (12), pelo Ministério do Turismo, com o objetivo de servir como base de orientação para melhor direcionar políticas e verbas públicas para áreas com potencial turístico.

Além de Água Branca, aparecem na lista Delmiro Gouveia, Arapiraca, Barra de São Miguel, Cajueiro, Coruripe, Penedo, Feliz Deserto, Japaratinga, Maceió, Mar Vermelho, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Olho D’Água do Casado, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Paripueira, Passo de Camaragibe, Piaçabuçu, Pilar, Piranhas, Porto Calvo, Porto de Pedras, São José da Laje, São Miguel dos Milagres, União dos Palmares e Viçosa.

As cidades alagoanas presentes no novo mapa se dividem em cinco categorias, de acordo com a Categorização realizada pelo Ministério do Turismo. São elas: Agreste, Costa dos Corais, Lagoas e Mares dos Sul, Metropolitana, Quilombo e Caminhos do São Francisco, região turística formada pelos municípios de Água Branca, Delmiro Gouveia, Olho D’Água do Casado, Pão de Açúcar, Piaçabuçu, Piranhas e Penedo.

Os critérios utilizados se baseiam diretamente no interesse dos municípios pelo fomento de atividades turísticas que influenciem diretamente a economia da região. Cada município precisava ainda entregar a mínima documentação necessária para estar presente no novo mapeamento, além de possuir um órgão específico responsável pela organização das atividades relacionadas ao turismo. Os documentos exigidos eram a Lei Orçamentária (com recursos voltados ao turismo) e um Termo de Compromisso por parte da Prefeitura.

Todos os 102 municípios alagoanos passaram por capacitações para que fossem incluídos entre os aptos a fazer parte do mapa, porém somente 28 conseguiram apresentar a documentação necessária e se enquadrar nos critérios exigidos.

Segundo dados do Ministério do Turismo, o número de cidades com potencial turístico em todo o Brasil diminuiu entre as edições de 2013 e de 2016 do Mapa do Turismo. Em 2013, foram mapeados 3.345 municípios em 303 regiões turísticas em todo o país. Já na versão atual, são 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário