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24 de setembro de 2021

Anadia/AL, 24 de setembro de 2021

Desvendamos o VW Virtus e o Fiat Argo sedã, que prometem mexer com o mercado

Por Alagoas Brasil Noticias

Em 2 de julho de 2017

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COME
Gazeta Do Povo <> ABN
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A Volkswagen foi durante muito tempo órfã no segmento de hatches compactos. O Polo ficou obsoleto e o Gol não conseguia entregar a qualidade que este segmento pedia.

Modelos como o Honda Fit, e até as versões topo de linha do Hyundai HB20, conquistaram esses compradores. O mesmo acontecia no segmento de sedãs médios. O Jetta tinha preço superior e o Voyage ficava para trás se comparado a Honda City, HB20S. Ficava atrás até do Chevrolet Cobalt.

Com a chegada do Polo no segundo semestre deste ano, a Volkswagen vai finalmente preencher a lacuna entre o Gol e o Golf. No começo de 2018 é o irmão sedã do Polo, o Virtus, quem vai ocupar o espaço entre Voyage e Jetta.

 

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O projeto 270, como é conhecido dentro da fábrica, usa uma versão menor da plataforma MQB, a MQB A0. Essa arquitetura é versátil e leve, o que ajudou na definição dos motores.

  • O Virtus chega em 2018, seis meses depois do Polo, para preencher a lacuna entre Gol e Golf. A dinâmica e o bom espaço para quatro adultos devem ser o destaque do modelo 

Mas vamos falar antes do porte do Virtus. O sedã deve ter perto de 4,30 m de comprimento, o que o deixa mais curto que o Cobalt (4,48 m) e City (4,45 m). Mesmo assim, o entre-eixos perto de 2,56 m deve oferecer bastante espaço para os ocupantes.

Haverá espaço também de sobra para a bagagem, o modelo deve ter mais de 500 litros de capacidade no porta-malas.

E qual motor vai puxar os ocupantes e toda essa tralha? Haverá três opções, todas da família EA211. O Virtus de entrada usará o três-cilindros 1.0 flex aspirado de 82 cv, acoplado com câmbio manual.

Pode parecer pouca força, mas lembra da leveza da plataforma MQB que falamos mais cedo? O sedã deve pesar pouco mais de 1.000 kg, algo muito leve para um sedã médio.

  • O Cobalt, por exemplo, pesa 1.104 kg na versão manual. Na versão intermediária a Volkswagen vai usar o motor 1.6 16V de 120 cv, também com câmbio manual e opção automática Tiptronic.
  • O padrão de acabamento e a dinâmica do Virtus devem ser do nível do Golf.Apesar do porte compacto, haverá bom espaço para passageiros e carga
  • Na versão topo de linha, o Virtus deve o usar o mesmo 1.0 turbo do Golf. Ele tem 125 cv e torque de sobra em baixas rotações. Este três cilindros mais forte é possível no sedã porque há espaço suficiente para os radiadores maiores, algo que não cabe no Up.
  • Resta saber se a VW vai, enfim, conjugar este motor com o câmbio Tiptronic de 6 marchas. Como o Virtus mira o público do Cobalt, seu preço deve ficar entre torno de R$ 60 mil e R$ 75 mil, já com controle de estabilidade e tração inclusos.
  • Dianteira comum à do Polo, hatch do qual deriva. E, como é padrão na VW, as linhas são limpas. O Virtus terá três opções de motor, incluindo a 1.0 turbo e pode vir com câmbio Tiptronic sequencial
  • QUANDO CHEGAInício de 2018
    PREÇO (ESTIMADO)R$ 60 mil a R$ 80 mil
    MOTOR1.0 aspirado; 1.0 turbo; 1.6 MSI
    CÂMBIOManual/ Automático
    RIVAISChevrolet Cobalt, Renault Logan, Honda City
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