Home Alagoas Retrospectiva: Veja as notícias que foram manchete e marcaram ano de 2017 em AL

Retrospectiva: Veja as notícias que foram manchete e marcaram ano de 2017 em AL

Por Alagoas Brasil Noticias

Um resumo do ano, que foi marcado por casos policiais, fortes chuvas e festa no Rei Pelé <> Por Greyce Bernardino.

Confira as notícias que marcaram o ano em Alagoas – FOTO: DIVULGAÇÃO

O ano de 2017 foi marcado por muitos desaparecimentos em Alagoas, entre eles, o do agropecuarista Cristóvão Rodrigues e do jovem Allan Teófilo, este último ainda não encontrado. Na lista das notícias que ganharam repercussão, estão as tragédias policiais e também naturais. Os vereadores Neguinho Boiadeiro e Tony Pretinho foram mortos a tiros no município de Batalha, deixando a região em clima de guerra. No esporte, o CSA ergueu a taça ao conquistar o título inédito da Serie C. Já na política, quem não se deu bem foi a deputada estadual Thaise guedes, indiciada por suspeita de desvio de dinheiro. Além disso, teve tragédias decorrentes das fortes chuvas e casos curiosos, como a da família que se negava a sepultar a jovem de 18 anos, morta há dias. A Gazetaweb acompanhou cada um desses episódios e agora traz uma retrospectiva dos fatos que marcaram o ano de 2017.

Confira mês a mês:

JANEIRO:

Jonathan e Alexsandro foram mortos dentro do presídio

>> “Barbárie no cadeião”

Após um 2016 conturbado, alagoanos ansiavam por um novo ano. Um ano com menos criminalidade e com mais segurança. Porém, já em janeiro de 2017, um ato de crueldade foi registrado na Casa de Custódia de Maceió, dando início a um período repleto de infortúnios. Dois detentos que cumpriam pena no mais conhecido Cadeião foram encontrados mortos por agentes penitenciários durante trabalho de rotina. Os corpos de Alexsandro Neves e de Jonathan Marques Tavares apresentavam várias perfurações. Órgãos foram arrancados após sucessivas facadas. Em depoimento à imprensa, o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindapen), Kleyton Anderson, afirmou que crime foi motivado pela guerra entre facções criminosas.

FEVEREIRO:

PRF prendeu uma mulher e apreendeu 101 celulares falsificados

>> Mulher é presa com mais de 100 celulares falsificados no Agreste

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 101 celulares falsificados e prendeu uma mulher na BR-101, em São Sebastião. De acordo com os policiais, a condutora do veículo, um GM Zafira, de Campinas (SP)  ficou nervosa durante a abordagem. Desconfiados, os agentes revistaram o veículo e encontraram 60 aparelhos celulares Samsung Galaxy S7, 50 aparelhos celulares Samsung Galaxy S6, 1 aparelho Iphone S e vários selos da Anatel. Após análise pela Receita Federal, ficou constatado que todos os celulares eram falsificados. A mulher, de 32 anos, alegou que havia adquirido os produtos em Feira de Santana, na Bahia, para que fossem revendidos em Maceió. Toda a carga foi apreendida e encaminhada, juntamente com a mulher à Delegacia Regional de Polícia Civil de Penedo para a realização dos procedimentos cabíveis.

Pinto da Madrugada não desfilou em 2017 – FOTO: MACEIÓ 40° GRAUS

>> Tradicional bloco carnavalesco não desfilou em 2017

O famoso Pinto da Madrugada, que desfilava nas prévias da capital alagoana há 15 anos, não colocou o bloco nas ruas em 2017. A informação foi divulgada no perfil oficial do bloco carnavalesco no dia 21 de fevereiro, deixando os foliões entristecidos. De acordo com a postagem, a decisão foi tomada após reuniões entre a diretoria, grupo de conselheiros e colaboradores. O motivo foi a falta de verba. Em 2016, o bloco desfilou com o orçamento reduzido e o ‘Munguzá do Pinto’, que abria as prévias carnavalescas, precisou ser cancelado.

MARÇO:

>> Acidente com dois ônibus escolares deixa mortos

Uma colisão entre dois ônibus escolares deixou seis mortos e mais de 40 pessoas feridas em um trecho da AL-110, próximo a São Sebastião, no Agreste alagoano. Os veículos transportavam estudantes de Teotônio Vilela e Junqueiro. Segundo testemunhas, um dos veículos voltava da cidade de Arapiraca e seguia para Teotônio Vilela, quando colidiu frontalmente com outro ônibus escolar que seguia de Junqueiro para Arapiraca. Uma comissão de delegados foi designada para investigar as circunstâncias do acidente e ficou comprovado que o ocorrido não foi provocado por falhas mecânicas e sim por uma má conduta de um dos motoristas que, ao avistar um trator na pista, teria tentado desviar do veículo e, posteriormente, provocado a colisão.

>> Atentado na praia de Ponta Verde

A praia de Ponta Verde é bastante conhecida por sua beleza e por receber milhares de famílias, principalmente nos finais de semana. Porém, um homicídio registrado no mês de março chamou a atenção de maceioenses e turistas que se divertem no local. Um ambulante foi baleado no olho e um cliente morto em frente ao Maceió Mar Hotel, na areia da praia. Segundo informações do 1º Batalhão, que atendeu a ocorrência, o ambulante trabalhava normalmente enquanto o outro rapaz consumia os produtos quando dois homens em um veículo de cor, modelo e placa não identificados chegaram ao local, aproximaram-se das vítimas e efetuaram os disparos.

ABRIL:

“Sapo” foi sequestrado por três homens da casa onde morava – FOTO: REPRODUÇÃO

>> Caso do empresário “Sapo”

O empresário paulista Henrique Oliveira, de 24 anos, conhecido como “Sapo”, foi sequestrado por três homens da casa onde morava, na Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres. Ele estava na companhia de um amigo, identificado como Adriano, quando foi levado. Segundo o rapaz, os bandidos espancaram ambos com tacos de sinuca e foram embora levando Henrique e aparelhos de TV e videogame. Ainda segundo o amigo do empresário, os bandidos teriam dito que uma tatuagem de Henrique -uma medalha de São Bento- seria um símbolo de uma facção criminosa. Após três dias de buscas, o corpo do empresário foi localizado em uma área próxima da rodovia que liga o conjunto Benedito Bentes, em Maceió, ao município de São Luiz do Quitunde. Segundo laudo do IML, o empresário foi morto com quatro tiros, dois na cabeça e dois na região do tórax. 

MAIO: 

Centrais sindicais de AL expõem faixa na orla, como forma de protesto – FOTO: EDUARDO ALMEIDA

>> Protesto 1° de Maio

Milhares de pessoas aproveitaram as comemorações do Dia do Trabalhador em todo o país para realizar mais uma rodada de protestos contra o atual governo brasileiro, cuja popularidade vem caindo vertiginosamente, sobretudo após o anúncio das reformas do trabalho e da Previdência. Em Alagoas, integrantes de centrais sindicais e movimentos de trabalhadores rurais se concentraram no Posto 7, no bairro da Jatiúca, e seguiram em direção ao antigo Alagoinhas, na Ponta Verde. Com gritos de ordem, manifestantes tomaram a orla da capital exibindo faixas, bandeiras e carros de som.

Mais de mil famílias tiveram de deixar as suas casas em Alagoas – FOTO: BRUNO RIOS

>> Chuvas tiram mais de mil famílias de casa em Alagoas

Mais de mil famílias tiveram de deixar as suas casas em Alagoas por conta das chuvas que caíram no mês de maio. Na capital, Maceió, 212 famílias ficaram desabrigadas e outras 650 desalojadas. As chuvas causaram deslizamentos de barreiras, elevação de rios e alagamentos na capital e interior, além de tirar a vida de sete pessoas. Uma pessoa ainda está desaparecida. Além de Maceió, uma das cidades mais afetadas pelas fortes chuvas foi Marechal Deodoro. Lá, milhares de famílias perderam suas casas e pertences. O Centro Histórico ficou totalmente submerso e muitos foram os estragos. Imediatamente aos danos, campanhas começaram a ser realizadas para arrecadar alimentos, roupas e outros donativos, e os alagoanos corresponderam e mostraram todo o espírito de solidariedade.  

CRB é tricampeão 2017 – FOTO: AILTON CRUZ

>> CRB é tricampeão alagoano 2017

O Campeonato Alagoano de 2017 chegou ao fim com o CRB se consagrando tricampeão. O confronto que consagrou a equipe regatiana foi no Estádio Rei Pelé, onde o Galo voltou a vencer o CSA, desta vez por 3×2, e levantou a taça Abílio Alves, fazendo a festa para o Trapichão. 

JUNHO:

>> Cantor sertanejo alagoano é assassinado a tiros

Em junho de 2017, o cantor sertanejo alagoano Mario Rodrigo Santos Sobral, de 35 anos, foi assassinado a tiros no bairro do Clima Bom, parte alta da capital. O crime aconteceu nas proximidades de uma igreja evangélica. Militares do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foram acionados após o veículo modelo Polo, de cor prata, e placa MVA 6007, ser crivado de balas. Rodrigo estava dentro do carro quando foi atingido. O cantor foi baleado quatro vezes (na cabeça e no braço). Os policiais fizeram rondas na região, mas nenhum suspeito foi encontrado.

JULHO:

Travesti Carla Viana foi espancada e esfaqueada – FOTO: DIVULGAÇÃO

>> Morte da travesti Carla Viana

A travesti Carla Viana só resistiu três dias após ser espancada e esfaqueada na saída de um bar no bairro do Clima Bom, em Joaquim Gomes, Alagoas. De acordo com o boletim de ocorrência, Carla estava bebendo na companhia de amigos quando foi cercada por quatro homens, surrada e esfaqueada. Eles pararam antes que ela morresse. Carla foi socorrida e levada ao Hospital Geral do Estado, sendo submetida a procedimento cirúrgico. Com estado geral considerado grave, ela ficou os últimos dias de sua vida entubada e sedada. Após intensas investigações, os quatro suspeitos de assassinar Carla foram presos no bairro do Clima Bom, mesmo local onde o crime aconteceu.

>> Surdas são vítimas de agressões e violentadas

A violência contra a mulher fez novas vítimas em Maceió no mês de julho de 2017. A Delegacia da Defesa da Mulher 2 recebeu uma denúncia de agressões e estupros sofridos por duas deficientes auditivas, após um vídeo viralizar na internet. Na filmagem, uma das mulheres está nua em uma cama sendo ameaçada com uma faca, pelo agressor também deficiente auditivo. Durante a ação, o homem a agride verbalmente e corta seu cabelo com a faca. Após dois dias de investigações, Lucian Ferreira, suspeito da ação, foi encontrado internado em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos no bairro da Santa Amélia, em Maceió. Ele admitiu as agressões e foi detido em seguida.

AGOSTO:

Cristóvão desapareceu no dia 03 de agosto – FOTO: DIVULGAÇÃO

>> Agropecuarista desaparece misteriosamente em Murici

No dia 3 de agosto, desaparecia em Murici o agropecuarista Cristóvão Rodrigues, de 61 anos, que estava  em uma caminhonete Ford Ranger, de cor preta, e placas QLB-1274, quando foi visto pela última vez saindo de uma fazenda. Após quatro meses de investigações, o veículo dele foi encontrado carbonizado nas imediações da Usina Terra Nova, na cidade do Pilar. Um corpo estava dentro do carro e a família garante que trata-se de Cristóvão. 

Agressão ocorreu durante uma abordagem policial – FOTO: REPRODUÇÃO/VÍDEO

>> Após agredir estudante, Sargento da PM é preso

Um vídeo divulgado nas redes sociais em que um Policial Militar espanca um estudante da Escola Estadual Campos Teixeira, em Maceió, causou repercussão nacional em agosto de 2017. A agressão ocorreu durante uma abordagem policial, após uma denúncia de um suposto tráfico de drogas. O sargento Rivelino Alexandre de Oliveira foi autuado por violar o código de ética disciplinar da Polícia Militar e cumpriu oito dias de reclusão. A prisão fez parte de uma punição em âmbito administrativo. Logo após o cumprimento, o PM pôde voltar ao posto de trabalho.

SETEMBRO:

Quatro corpos foram encontrados no município de Jacaré dos Homens – FOTO: REPRODUÇÃO – 

Chacina na Zona Rural de Jacaré dos Homens

Em setembro, quatro corpos foram encontrados por populares no Sítio Baixo, na zona rural do município de Jacaré dos Homens, Sertão de Alagoas. As vítimas, com idades entre 13 e 30 anos, foram executadas com disparos de arma de fogo, todos na região da cabeça. Delegados designados para investigar o crime não conseguiram identificar o autor ou autores das mortes até o momento. 

>> Caminhão-tanque explode e homem morre carbonizado

Ainda em setembro, um homem morreu após a explosão de um caminhão-tanque no bairro Cidade Universitária, em Maceió. Segundo relato de testemunhas, a vítima foi carbonizada e arremessada a alguns metros de distância. Militares do Corpo de Bombeiros (CB) disseram que a vítima, identificada como Luiz Carlos Lopes da Silva, de 34 anos, era operador de tanque de uma empresa de manutenção de carretas e usava um maçarico quando o tanque de combustível, que estava vazio, explodiu.

OUTUBRO:

CSA foi o campeão da Série C – FOTO: AILTON CRUZ

>> É campeão! CSA conquista título inédito da Série C

Em outubro, os torcedores azulinos foram presenteados com um belo título no ano de 2017. Em um jogo truncado, com poucas chances e muito cai-cai, o CSA empatou com o Fortaleza por 0 a 0 no Estádio Rei Pelé, em Maceió, e ergueu a taça do Campeonato Brasileiro da Série C. A equipe alagoana obteve o título com a soma no placar agregado. Venceu o primeiro jogo fora de casa, no Castelão, por 2 a 1.

>> Sargento da PM vem fazer compras em Maceió e desaparece

Célio Cícero Valdemar, 50 anos, era sargento da Polícia Militar e residente de Passo de Camaragibe quando desapareceu ao deixar sua filha na faculdade, localizada em Maceió. Imagens de câmeras de vigilância mostraram que Célio, antes de desaparecer, passou em um supermercado e sacou uma quantia em dinheiro. Desesperados, familiares pediram agilidade nas investigações. O corpo dele foi encontrado cinco dias depois, no município de Flexeiras. Um exame do Instituto Médico Legal (IML) confirmou que o cadáver apresentava marcas de golpes de arma branca.

 Expoagro/AL movimentou mais de R$ 4,2 milhões em negócios – FOTO: RICARDO LÊDO

>> Expoagro/AL movimenta mais de R$ 4,2 milhões em negócios

A 67ª Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro/AL) trouxe festa para a cidade de Maceió em outubro com uma programação diversificada para todos os setores agropecuários. Consolidada no calendário anual do estado, a exposição conseguiu arrecadar mais de R$ 4,2 milhões em negócios dentro dos leilões, fora o comércio em geral dentro do parque.

>> Thaise Guedes suspeita de crime

Em outubro, a Polícia Federal indiciou a deputada estadual Thaise Guedes (PMDB) por suspeita de participação em um esquema criminoso que desviou mais de R$ 15 milhões recursos da Assembleia Legislativa de Alagoas. De acordo com o superintendente da PF, Bernado Gonçalves, Thaise Guedes vai responder 25 vezes pelo crime de peculato, que corresponde aos salários recebidos indevidamente pelos servidores. O crime é caracterizado pela apropriação por parte de funcionário público de bem ou vantagem em função do cargo que ocupa.

NOVEMBRO:

Neguinho Boiadeiro foi morto a tiros em frente à câmara municipal de Batalha

FOTO: REPRODUÇÃO

>> Batalha em choque após morte de vereador

O vereador de Batalha, Adelmo Rodrigues de Melo, de 61 anos, mais conhecido como Neguinho Boiadeiro, foi morto a tiros em frente à Câmara Municipal da cidade. Dois homens, que conseguiram fugir do local sem serem identificados, dispararam várias vezes contra o carro do parlamentar. Testemunhas disseram que os algozes de Boiadeiro aguardaram o final da sessão legislativa quando o viram sair, por volta das 13 horas, e começaram a disparar diversas vezes. Uma comissão de delegados foi designada para investigar o ocorrido. Os primeiros indícios apontam que o crime foi motivado por uma rixa política entre as famílias Boiadeiro e Dantas.

Débora faleceu devido a um problema renal 

FOTO: REPRODUÇÃO

>> Família se nega a enterrar jovem declarada morta há dias

Um caso muito intrigante chamou atenção de todos no mês de novembro. A garota Débora Isis, de 18 anos, faleceu no dia 12 devido a um problema renal, porém, os parentes da jovem se negaram a fazer o sepultamento, pois acreditavam que ela ainda estava viva. Segundo a mãe da jovem, “Débora não apresentava a temperatura de um corpo em óbito e a família tinha histórico de catalepsia”. Foram três dias angustiantes, até que o IML (Instituto Médico Legal), às 19h24 do dia 14, confirmou a morte da jovem. Tal fato aconteceu em Rio Largo, região metropolitana de Maceió.

Allan saiu para jogar bola quando desapareceu – FOTO: DIVULGAÇÃO

>> Jovem desaparece após sair para jogar bola 

A família de Allan Teófilo, um jovem de 28 anos, denunciou o desaparecimento dele no município de Satuba, Região Metropolitana de Maceió. Segundo relatos de parentes e amigos, o jovem está desaparecido desde o dia 23 de novembro quando saiu de casa, no bairro da Forene, em Maceió, para jogar bola com os amigos em Satuba. Naquele dia, ele dirigiu por um atalho dentro de um canavial e não voltou mais. A Polícia Civil, juntamente com familiares, ainda estão à procura do jovem.

DEZEMBRO:

>> Operação “Duas Caras” deixa um morto

Uma operação desencadeada pela Polícia Federal, com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e da Radiopatrulha, cumpriu mandados de prisão, de busca e apreensão e de condução. Batizada de “Duas Caras”, a ação aconteceu em Maceió e na Barra de São Miguel. O principal suspeito morreu após ser baleado durante a operação. Erik da Silva Ferraz era considerado foragido do sistema prisional de São Paulo, que, segundo as investigações, ostentava uma vida de luxo em Alagoas. Conforme a PF, Erik Ferraz teria resistido à ordem de prisão e acabou sendo baleado. O suspeito foi socorrido e levado ao Hospital Geral do Estado (HGE), no Trapiche da Barra, em Maceió, mas não resistiu.

>> Bandidos atacam quatro igrejas somente no mês de dezembro

A audácia de bandidos tem crescido tanto nos últimos tempos, que nem lugares sagrados, como igrejas, têm ficado de fora dessa onda de violência na capital. Somente no mês de dezembro, quatro igrejas de Maceió foram assaltadas, entre elas duas católicas e duas evangélicas. Entre os objetos furtados estão: aparelhos de som, violão e quantia de dinheiro estimulada em R$ 2 mil. Segundo padre Zezinho, pároco da Igreja do Livramento, o período da noite é o horário mais vulnerável a esse tipo de ação, pois os locais ficam desertos, com a presença apenas de alguns vigilantes. 

Tony pretinho foi morto na frente da casa onde morava – FOTO: PATRÍCIA BASTOS

>> Mais um vereador é assassinado em Batalha

O vereador de Batalha Tony Carlos Silva de Medeiros, o Tony Pretinho (PR), de 34 anos, foi morto a tiros na frente da casa onde vivia com a família, no Centro da cidade do Sertão alagoano. É o segundo vereador assassinado na cidade em menos de 2 meses. Segundo vizinhos, homens que atiraram contra o vereador estavam em um veículo de modelo e placas não identificadas e fugiram após o ato. Delegados que investigam o homicídio do também vereador Boiadeiro foram designados para o caso de Tony Pretinho.

>> Governo publica edital do concurso para professor da rede estadual 

Um dos concursos mais esperados pelos alagoanos teve sua data divulgada no último dia útil de 2017. Ofertando 850 vagas para professores da rede estadual de ensino, o certame estará com as inscrições abertas no dia 2 de janeiro e as provas acontecem no dia 1º de abril. Ao todo, são ofertadas vagas para professor das disciplinas de Artes, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português, Química e Sociologia. O salário inicial é de R$ 2.195,13. De acordo com a publicação, o concurso será realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). A seleção compreende as provas objetivas (50 questões de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos), de caráter eliminatório e classificatório, e avaliação de títulos, de caráter classificatório.

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário