Home Brasil Cientistas começaram a desvendar o voo inacreditável desses pássaros

Cientistas começaram a desvendar o voo inacreditável desses pássaros

Por Alagoas Brasil Noticias

Flickr/Airwolfhound

O que é?

 “Murmuração” são essas formações insanas de voos de pássaros, vistas principalmente entre os estorninhos, uma ave típica de diversas regiões da Europa e Ásia, mas hoje presente nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia.

Parece um balé extremamente coreografado, tão complexo que cientistas ainda estão longe de entender como ele funciona por completo. Mas já possuem algumas explicações

 O vídeo mais bonito sobre o “balé dos pássaros” que você verá
 
  
 
 
Como eles conseguem?
  
 Entendeu a complexidade dos movimentos? Uma “murmuração” geralmente ocorre nos crepúsculos, quando as aves se juntam para dormir. Em alguns casos, envolve manobras evasivas para escapar de falcões ou outros predadores.

O sistema é tão complicado que são os físicos que se interessaram por ele e não os biólogos. O processo é chamado de “correlação livre de escala”, que, para simplificar, pode-se dizer que é similar ao que ocorre numa avalanche

Ou seja: o movimento de um deles afeta a todos. Segundo os estudos, o movimento de um, afeta sete vizinhos próximos. E esses sete afetam mais 49, e assim vai. Isso facilita o funcionamento dos voos, por ele não ter problemas independente do tamanho dos grupos. Um pássaro vai assumindo a posição do pássaro anterior, em sucessão.

Mas existe um mistério que permanece: o que acontece quando um pássaro desencadeia um movimento no momento em que todo o resto do grupo está respondendo a uma mudança prévia? Não se sabe ainda.

E existe ainda uma situação mais complexa?

 
 
 Quando a murmuração envolve diferentes camadas, como no vídeo acima? A explicação parcial dos cientistas ainda não é satisfatória e alguns deles sugerem uma correlação quase tão complicada quanto ação magnética sobre componentes de metal.

Por enquanto, é melhor admirar o voo das aves

 
MERCADINHO SANTA RITA EM ANADIA,FAÇA A SUA ECONOMIA.
 
 
 
FONTE: R7 NOTÍCIAS
 
 
 
 
 

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário