Home Alagoas Maioria dos deputados quer renovar mandato na Assembleia

Maioria dos deputados quer renovar mandato na Assembleia

Por Alagoas Brasil Noticias

 Francisco Tenório, Ricardo Nezinho, Galba Novaes e Jó Pereira querem manter seus mandatos na ALE (Fotos: Ascom/ALE)

A maioria dos deputados estaduais está disposta a garantir mais um mandato. Dos 27 parlamentares, 19 pretendem se manter na Assembleia Legislativa do Estado por mais quatro anos a partir de 1° de janeiro de 2019.

Ao longo da primeira semana de sessões este ano, os deputados estaduais se dedicaram, nas rodinhas em plenário, ao debate de números e simulações para o pleito eleitoral de outubro.

À reportagem da Tribuna Independente, o vice-presidente da Mesa Diretora, Francisco Tenório (PMN), que representa o bloco da minoria, disse que ainda é cedo para fechar questão sobre coligações. O momento, para ele, é de definições.

“A gente está tentando formar uma chapa que tenha vida própria, lançando candidato a deputado estadual e federal. A perspectiva do PMN é essa e nós estamos ainda em processo de reuniões, conversas e coligações”, avalia Tenório.

Dono da maior bancada na Assembleia Legislativa, com 11 parlamentares, o MDB deve sofrer uma possível de ao menos cinco candidatos que pretendem buscar a reeleição. A confirmação ainda não foi constatada, porém nota-se que Davi Davino Filho, Jairzinho Lira, Marquinhos Madeira, Ronaldo Medeiros e Thaíse Guedes podem deixar a legenda. A justificativa para a saída do partido seria a forte chapa que inviabilizaria a reeleição de alguns deles.

Confirmaram que vão para a reeleição pelo MDB: Ricardo Nezinho, Jó Pereira e Galba Novaes. Já Isnaldo Bulhões confirmou que será candidato para tentar o sexto mandato, mas que ainda está estudando os cenários. Quem também não garante disputar um novo mandato é o deputado Olavo Calheiros, irmão do senador Renan Calheiros e tio do governador Renan Filho. Todos do MDB.

Câmara Federal e Senado também em jogo

O grupo de parlamentares filiados aos partidos PSDB e PP, que juntos somam cinco deputados estaduais, querem renovar os mandatos. São eles: Gilvan Barros Filho (PSDB), Edval Gaia Filho (PSDB), Tarcizo Freire (PP) e Chico Holanda (PP).

pagina 3 2 300x139 - Maioria dos deputados quer renovar mandato na Assembleia

Rodrigo Cunha tem nome cotado pro Senado; Severino Pessoa e Sérgio Toledo vislumbram a Câmara (Fotos: Ascom/ALE)

Rodrigo Cunha, um dos destaques na oposição, e filiado ao PSDB, tem seu nome cotado para o Senado, bem como para Câmara dos Deputados.

“Não é meu foco principal, meu foco é querer crescer com independência. Eu busquei me dedicar durante esse período todo para fazer tudo que tinha aqui na Assembleia [Legislativa] durante esse tempo. Vou avaliar. Acredito que me dediquei bastante e consegui deixar algumas marcas em busca da transparência e da ética. Chegou a hora de medir e saber se a população entendeu esse recado e qual o tamanho que tenho em Alagoas”, argumenta o deputado em contato com a Tribuna.

O PSD conta com três deputados na Assembleia: Dudu Hollanda, que confirmou que vai para a reeleição; o primeiro-secretário da Mesa Diretora, Marcelo Victor e o recém-chegado Severino Pessoa, que pretende disputar uma vaga na Câmara Federal.

Os deputados Léo Loureiro (PPL), Inácio Loiola (PDT), Marcos Barbosa (PRB) e Carimbão Júnior (PHS) também irão para a reeleição. Já Bruno Toledo (Pros) disse à reportagem que ainda está analisando as possibilidades.

A reportagem da Tribuna Independente apurou também que os deputados estão mais contidos para as eleições de outubro e não devem alçar voos maiores. Apenas dois já demonstraram interesse e anunciaram pré-candidatura de deputado federal. Foram eles: Sérgio Toledo (PSC) que está em seu quarto mandato na Assembleia Legislativa e Severino Pessoa (PSD).

MAIS ANTIGOS

O deputado é pai de Nivaldo Albuquerque (PRP), que está no cargo de deputado federal na vaga de Maurício Quintella (atual ministro dos Transportes). A reportagem apurou que Albuquerque analisa o contexto político para tentar uma das nove vagas na Câmara dos deputados, enquanto seu filho poderia se lançar a deputado estadual.

Mesmo diagnosticado com câncer, o deputado estadual João Beltrão (PRTB), que está afastado das funções na ALE desde 2016, quando pediu licença médica para tratamento de diabetes, confirmou que vai tentar o sétimo mandato pela Assembleia Legislativa.

Beltrão está em seu sexto mandato como deputado estadual e é o principal comandante político da família, que administra as prefeituras de municípios da região Sul de Alagoas, como Jequiá da Praia; Coruripe; Piaçabuçu; Feliz Deserto; e Penedo.

Neste cenário, com João Beltrão buscando renovar o mandato, será preciso algumas definições dentro da própria família, já que o ex-prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão também quer ser deputado estadual. Para a Câmara Federal, Beltrão aposta em Maykon Beltrão, ex-prefeito de Feliz Deserto. Em relação ao Senado, o atual ministro do Turismo, Marx Beltrão (MDB) voltou a garantir, na última sexta-feira (23), que pretende ser senador a partir de 1° de janeiro de 2019. Marx está licenciado do cargo de deputado federal.

Fonte: Tribuna Independente

Nós do Escritório Freire Advocacia & Consultoria podemos ajudar você a tirar todas suas dúvidas sobre benefício previdenciário, questões trabalhistas etc.

Entre em contato com nosso escritório de Advocacia especialista em previdenciário e trabalhista que está localizado em sua cidade. Agende sua consulta através do Whatsapp (82) 999896115/ (82) 996550098. Logo em seguida marcaremos seu dia e horário.

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário