Home Alagoas Ordem de serviço da dragagem do Porto de Maceió é assinada

Ordem de serviço da dragagem do Porto de Maceió é assinada

Por Alagoas Brasil Noticias

Após autorização da Marinha do Brasil obra será iniciada até o dia 19 de março e terá duração de três meses. Após este prazo, embarcações de grande porte poderão acessar o Porto sem restrições.

Esperada há 20 anos, a obra de dragagem do Porto de Maceió foi autorizada nesta segunda-feira (5/3). Com a chegada do equipamento das Ilhas Maurício na última sexta-feira (2/3), o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, foi à capital alagoana e, em cerimônia realizada no Berço 1 do Porto, assinou a ordem de serviço para a execução das obras.

A empresa belga Jan de Nul, vencedora da licitação com valor de R$ 35 milhões, será a responsável pelas obras de aprofundamento do canal de acesso, da bacia de evolução e dos berços. Após atendimento das condicionantes da Marinha do Brasil, o serviço de dragagem deve ser iniciado até o dia 19 de março.

Segundo o ministro, os ganhos para a região, após a conclusão da obra, são expressivos. Espera-se o aumento de 20 a 30% na movimentação de cargas, o que proporcionará redução de custos e maior rapidez nas operações dos navios graneleiros, que vão passar da média atual de 40 mil toneladas por porte bruto (TPB) para até 60 mil.

Além da dragagem, o Porto também conta com o orçamento de mais de R$ 42 milhões. O recurso inclui a construção do terminal de passageiros e uma série de obras de melhorias operacionais, que modernizarão a infraestrutura portuária capacitando o porto de Maceió para novas conquistas

“Em um curto espaço de tempo, vamos melhorar a condição operacional e o Porto voltará a atrair investimentos, retomando a sua competitividade e, assim, contribuindo para o desenvolvimento do estado, além da geração de novos empregos”, comemorou Quintella.

Fonte: Repórter Maceió  

Prefeito Celino Rocha

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário