Home Alagoas Cruzeiros trouxeram mais de 20 mil pessoas para Maceió

Cruzeiros trouxeram mais de 20 mil pessoas para Maceió

Por Alagoas Brasil Noticias

Mais de 20 mil pessoas vieram para Maceió a bordo de cruzeiros desde novembro de 2017 (Foto: Arquivo/Secom Maceió)

O último cruzeiro da temporada 2017/2018 atracou no Porto de Maceió no último sábado (17), quando trouxe para a capital alagoana 3.653 pessoas, sendo 2.610 passageiros e 1.043 tripulantes. Oitavo navio a aportar na cidade desde novembro do ano passado, o Costa Fascinosa fecha a temporada com um total de 20.256 visitantes que vieram a Maceió a bordo de cruzeiros – 6.930 pessoas a mais do que o número contabilizado na temporada passada.

O Costa Fascinosa veio de Salvador e chegou à capital alagoana às 12h, de onde partiu para Tenerife, ilha situada na Espanha, às 20h. A maioria dos passageiros do navio era, nesta ordem, argentino (mais de 1.400), italiano, brasileiro, alemão, francês e espanhol. Além desse cruzeiro, aportaram em solo maceioense durante essa temporada os navios MSC Musica, V. Ships Leisure Albatros, Costa Favolosa e Silver Muse – os dois últimos e o Fascinosa passaram pela cidade duas vezes durante o período, com diferentes grupos de passageiros e tripulantes.

Durante a permanência dos cruzeiros em Maceió, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) realizou atendimento aos visitantes com a divulgação dos atrativos turísticos da capital e distribuição de materiais informativos, como mapa e guia de bares e restaurantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas.

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) temporário foi instalado em uma estrutura disponibilizada pelo Porto de Maceió e a empresa Irmãos Britto para recepcionar os oito cruzeiros durante a temporada, que teve início em novembro do ano passado. Além do atendimento promovido pela Semtur, os turistas foram recebidos com exposições de artesanatos, área de descanso, apresentações de grupos culturais e shows das bandas da Guarda Municipal e do Exército, além de agências de receptivos.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Jair Galvão, a temporada de cruzeiros marítimos obteve resultados positivos para o destino em muitos aspectos. “Tivemos um aumento significativo de turistas que vieram a Maceió a bordo de navios, visitantes de várias partes do mundo que puderam conhecer as belezas naturais da cidade, nossa gastronomia de excelência, nossa riqueza cultural e hospitalidade. Além de aumentar o fluxo de turistas, os cruzeiros nos dão a oportunidade de divulgar o destino no âmbito nacional e internacional e movimentar a economia com a geração de emprego e renda”, avalia o gestor.

A tendência, segundo Galvão, é que a próxima temporada de cruzeiros seja ainda melhor, já que há um esforço conjunto de diferentes frentes do setor para a consolidação do destino dentro e fora do país. “O ano passado foi muito positivo para o Turismo de Maceió, com bons resultados nas taxas de ocupação hoteleira, um recorde na movimentação de passageiros no Aeroporto Zumbi dos Palmares, novos voos regulares, inclusive internacional, e um aumento do fluxo na baixa temporada. Tudo isso se deve a um trabalho consistente de marketing digital e promoção do destino junto a operadoras de viagem, realizado pela Prefeitura de Maceió em parceria com o trade turístico, que deve se fortalecer ainda mais ao longo deste ano”, pontuou.

De fato, o Município de Maceió tem sido descoberto e divulgado por diversas partes do mundo. Prova disso é que a cidade entrou no roteiro internacional da linha de cruzeiros de luxo Azamara Club Cruises, da Royal Caribbean Cruises, sediada em Miami. O navio Azamara Purshit chegará à capital alagoana no dia 25 de março de 2019 em direção à Lisboa, de onde deve voltar em 29 de novembro do mesmo ano. O destino é divulgado pela companhia como “o melhor segredo guardado do Brasil”, com destaque para as belezas naturais, gastronomia, artesanato, centro histórico e equipamentos culturais.

A temporada de cruzeiros conta com o apoio de parceiros como a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Transamérica Turismo, Luck Receptivo, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento e Turismo de Alagoas (Sinfetur), Sedetur, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Sococo, Exército Brasileiro e Procon Maceió.

Fonte: Secom/Maceió/ Tribuna Hoje

 

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário