Home Municípios Vigilância Sanitária orienta deodorenses sobre compra de frutos do mar na Semana Santa

Vigilância Sanitária orienta deodorenses sobre compra de frutos do mar na Semana Santa

Por Alagoas Brasil Noticias

Chegada a época da Semana Santa, a venda de peixes, mariscos e moluscos aumentam no município. Pensando nisso, a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Vigilância Sanitária, orienta os deodorenses e visitantes sobre como comprar os alimentos com qualidade e que garantam boas refeições durante o feriado.

De acordo com a Vigilância Sanitária de Marechal Deodoro, com relação à compra de camarões, caranguejos, siris, mariscos e moluscos, é recomendado verificar se o produto segue com a própria coloração da espécie; se está com odor e características agradáveis; livres de contaminantes como plásticos, pedaços de metais. Além disso, os caranguejos e siris têm que estar vivos e com patas firmes e resistentes.

Nos casos da comercialização de peixes frescos e resfriados, a Vigilância Sanitária recomenda averiguar os locais de venda dos pescados e observar a limpeza do estabelecimento, e as condições do manipulador do alimento e acondicionamento dos produtos.

Os peixes devem possuir pele firme, bem aderida, úmida e sem presença de manchas, assim como os olhos devem estar brilhantes e salientes. Além disso, as escamas devem ser úmidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele. As brânquias, localizadas nas “bochechas” do peixe, devem possuir cor que vai do rosa ao vermelho intenso; sem brilhantes e sem viscosidades. É importante lembrar que o cheiro de peixe é específico, não de alimento apodrecido.

A Vigilância Sanitária de Marechal Deodoro ainda vem realizando fiscalizações nos pontos de vendas de peixes, mariscos e moluscos no município durante toda a semana. As ações serão intensificadas nesta quinta-feira (29). Durante a fiscalização, equipes averiguam a qualidade dos estabelecimentos e produtos vendidos.

O coordenador da Vigilância Sanitária no município, Antônio Borges, explicou como funciona as ações.

“Esse é um método de prevenção a saúde. Estamos em uma época de grande procura por esse tipo de produtos, e com isso a gente reforça o trabalho, que é continuo. As fiscalizações já funcionam nos finais de semana, feriados, sempre atrás de garantir o melhor para população, para que os deodorenses possam comprar e vender produtos com qualidade e que esteja próprio ao consumo humano”, afirmou.

FONTE: Por Tribuna Hoje

BEBA ÁGUA MINERAL ONDA AZUL.

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário